DITO E FEITO: Asfalto novo some e população continua jogando esgoto na zona Sul

Rondoniaovivo já fez quatro reportagens, mas gestão sob responsabilidade de Hildon Chaves não fez nada em quase dois anos

DITO E FEITO: Asfalto novo some e população continua jogando esgoto na zona Sul

Foto: Felipe Corona/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Rondoniaovivo já fez quatro reportagens diferentes sobre o mesmo assunto: esgoto à céu aberto jogado pela própria população na zona Sul de Porto Velho. E esta será a quinta vez que voltaremos a este tema.

 

Os fatos foram divulgados em quatro datas anteriores: abril e agosto do ano passado, além de abril e agosto deste ano. E em quase dois anos, nada mudou.

 

Não houve fiscalização nem punição dos porcalhões que há anos, jogam água servida nas ruas, destruindo a pavimentação, causando buracos e prejuízo aos motoristas, motociclistas, quem usa bicicleta ou anda a pé na Avenida Campos Sales com a Rua Vicunha, na Campos Sales com a Rua Madressilva, e ainda, na Campos Sales com Emídio Feitosa, todos esses pontos no Bairro Novo Horizonte.

 

 

E o desperdício de dinheiro público segue firme e forte. A Prefeitura de Porto Velho, sob a responsabilidade de Hildon Chaves (União Brasil), fez o recapeamento de várias ruas na região no mês de agosto, incluindo as vias já citadas.

 

Advinhem o que aconteceu? Buracos, muitos buracos surgiram... E de todos os tamanhos, para dor de cabeça de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

 

A punição dos “cidadãos porcalhões”, que continuam jogando esgoto à vista de todos segue sem acontecer.

 

 

“Igual vocês já escreveram nas outras reportagens. A prefeitura não está preocupada quanto o tempo o asfalto vai durar. Só passaram a capa nova aí, mas o principal não veio, que foi multar a turma do esgoto podre. Os buracos foram questão de tempo. Um mês depois já estavam aí, misturado o pó do asfalto com água podre”, afirmou João Menezes, morador da região e que sempre conversa com o Rondoniaovivo.

 

Aparecida Rocha, que mora próxima do mar de esgoto há mais de 10 anos, também compartilha da mesma indignação pela falta de ação ou omissão do Executivo municipal.

 

“Gente, é impressionante. Passou todo o verão e essa água de pia ficou aí, minando sem parar. Pode fazer o sol que for, o calor que estiver e não para. E os buracos não dão folga. É todo o tempo a mesma coisa: os funcionários da prefeitura jogam o asfalto em cima do esgoto mesmo. Como é que o serviço vai prestar!? Só perda de tempo e nosso dinheiro dos impostos sendo jogado fora”, desabafou ela.

 

 

Devagar, quase parando

 

O Rondoniaovivo primeiramente entrou em contato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), por meio do disque-denúncia 98423-4092 (com WhatsApp), para saber como ficou a denúncia feita três meses atrás.

 

Em dois dias, não tivemos nenhum tipo de resposta, sequer um bom dia ou pedido para verificação de dados. E nisso, a denúncia 14637/2023 deve estar esquecida em alguma gaveta do órgão que deveria proteger o meio ambiente e punir os cidadãos que não cumprem com sua parte na organização de Porto Velho.

 

A Superintendência Municipal de Comunicação (SMC) da Prefeitura de Porto Velho deu apenas uma resposta padrão, que não responde aos anseios da população da zona Sul:

 

“De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), a denúncia foi protocolada e o próximo passo (quando?, grifo nosso) será a ação fiscal. Assim que for concluída, será possível responder sobre o quantitativo de multas”.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS