ONDE ESTÃO: PF está investigando desaparecimento de crianças em Porto Velho

Um deputado rondoniense que até o início desse ano parecia ser um bolsonarista raiz, parece que ‘nutelou’ no governo Lula

ONDE ESTÃO: PF está investigando desaparecimento de crianças em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Polícia Federal de batom

A nova superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Larissa Magalhães(Foto), esteve participando na última terça-feira(12), do programa Conexão Rondoniaovivo, apresentado pelo jornalista Ivan Frazão. Muito descontraída, ela fez um balanço da atuação da corporação em nosso Estado. Um fato que merece destaque é o de que ela é a primeira mulher a assumir o comando da PF rondoniense. “Sou a primeira, sim! Quero mostrar que as mulheres podem fazer muito mais do que as pessoas imaginam. Não quero concorrer com os meus colegas, pois, são tão competentes quanto eu”, disse. A coluna torce para que ela consiga desenvolver o trabalho da melhor forma possível!

 

Escravos em RO

 

 

Hoje, Rondônia conta 330 policiais federais. A superintendente observou que por ser uma unidade da federação localizada em uma fronteira, ela exige muito mais do efetivo de agentes, devido a variedade de crimes na região. Um tipo de delito que, segundo a delegada, serão intensificadas as ações em Rondônia, é o trabalho escravo. Para isso, informou, já estão sendo feitas reuniões com alguns órgãos para a atuação em conjunto em operação, um desses é o Ministério Público do Trabalho.

 

Meio Ambiente

 

Outro delito que terá ainda mais atenção por parte da PF em nosso Estado, são os crimes ambientais. Larissa observou que nas ações policiais é perceptível que esse tipo de delito, normalmente, vem acompanhado de outros como tráfico de drogas, prostituição, trabalho escravo. “Esse crime está ligado a diversos crimes, chega a ser desumano. Por isso, que temos uma preocupação muito grande com essa questão”, alertou.

 

Mistério em Porto Velho

 

Um tema que tem passado quase que despercebido pela sociedade rondoniense, em especial na capital, é em relação ao grande número de pessoas desaparecidas. Segundo a superintendente da PF, a cidade pode estar servindo de base para o tráfico de pessoas, em especial crianças. A policial contou que as investigações têm demonstrado que de cada 1000 pessoas que desaparecem, por ano, na capital rondoniense, 500 são crianças. Desse total geral de sumidos, apenas 30% são encontrados, o restante é um mistério sobre o que ocorreu.

 

Europa

 

A delegada informou que pelas primeiras investigações, uma parcela desses menores é levada para a Europa. Para combater essa triste realidade, Larissa pretende envolver a PF e as escolas da capital em uma campanha de conscientização junto à sociedade sobre essa triste e apavorante realidade que está afetando os nossos jovens. A entrevista com a superintendente da PF, pode ser conferida no link.

 

Quem te viu e quem te vê

 

Gente, o que é o tempo! Um deputado rondoniense que até o início desse ano parecia ser um bolsonarista raiz, parece que ‘nutelou’ no governo Lula. Quem, até alguns dias atrás, temia o comunismo, dizia que o PT só tinha ladrão, que o partido iria destruir a família e todas essas fakenews que rolam soltas na internet, está sumido e com a língua mais controlada, ou melhor, com a boca calada. O motivo, segundo algumas fontes, são as indicações de cargos em algumas áreas do Governo Federal, feitas pelo parlamentar. Ao que parece, existem bem mais melancias no ninho bolsonarista do que se imaginava!

 

Condenações

 

Por falar em Bolsonaristas, essa semana(13), ocorreu os primeiros julgamentos dos que participaram do quebra-quebra de 8 janeiro. A tentativa frustrada de golpe na democracia tupiniquim, ao que tudo indica está sobrando para os mais pobres, por enquanto. Na noite da quinta-feira(13), o Supremo Tribunal Federal, decretou a pena de Matheus Lima de Carvalho Lázaro, condenado a 17 anos de prisão. Além da prisão, Matheus Lázaro deverá ressarcir o Estado brasileiro – junto a outros investigados – no valor de R$ 30 milhões, em decorrência de sua participação na depredação das sedes dos três Poderes, em Brasília. 

 

Enrolados

 

Também o STF condenou Thiago de Assis Mathar a 14 anos de prisão, por ter cometido cinco crimes durante as invasões dos prédios públicos em 8 de janeiro. Outro bolsonarista condenado foi Aécio Lúcio Costa Pereira, que pegou 17 anos de prisão. Todos foram condenados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. No total, o Supremo admitiu, nos últimos meses, a abertura de processos contra 1.395 pessoas, que se tornaram rés. Ou seja, ainda tem muita gente para ser julgada! Alguns rondonienses também já estão na fila para serem julgados pelo STF. Leia a matéria do Rondoniaovivo sobre o assunto e saiba quem são.

 

Ingênua

 

Nesse embalo, uma jornalista de Rondônia, admiradora de Bolsonaro, gravou um vídeo onde propôs que o ex-presidente pegasse os R$ 17 milhões que ele arrecadou com pix, e doasse às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O vídeo do apelo feito pela comunicadora, teve uma repercussão imediata. Pode-se dizer que foi um fogo amigo, pois, muitos apoiadores de Bolsonaro, disseram que ela era de esquerda e que deveria pedir ao presidente Lula. No fim, o que se percebe é que interpretação de texto é um problema para muita gente.

 

Rita Queiroz

 

Quem está passando uns dias em Porto Velho, é a artista plástica Rita Queiroz. Ela é patrimônio da cultura rondoniense. Com idade avançada, mas muito ativa no mundo das artes, é uma testemunha ocular de muitos fatos e histórias de Rondônia. Dona Rita merece todo o nosso carinho e respeito! Rondônia tem que abraçar e acolher ela e muitos outros que ajudaram e continuam ajudando a construir esta terra que sempre recebe a todos de braços abertos. Nesse link, temos a entrevista que ela fez para o Programa Conexão Rondoniaovivo

 

Reconhecimento

 

A administradora Ivanilda Frazão, na foto com a embaixadora americana no Brasil Elizabeth Bagley, esteve essa semana, por três dias, em São Paulo, a convite da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos, participando da terceira edição do programa Academia para Mulheres Empreendedoras (Academy For Women Entrepreneurs – AWE 3.0). Ela atuou como mentora de cinco candidatas de diferentes pontos do país. Esse programa é gratuito e busca apoiar o empreendedorismo feminino. Para participar, as candidatas devem ter 25 anos ou mais, possuir um negócio estabelecido por pelo menos um ano e ter entre um a cinco funcionários. Mais informações podem ser obtidas neste link.

 

Neidinha da Kanindé 
 
 
 
 
 
Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o francês Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), revelaram cinco novas espécies de lagartos do gênero Iphisa, batizadas com nomes dedicados aos heróis que protegem e protegeram a Amazônia e suas comunidades. Entre os homenageados está a indigenista rondoniense Neidinha Suruí, da ONG Kanindé. Os outros são: a liderança indígena Alessandra Korap Munduruku; o agente da FUNAI, Bruno Pereira, assassinado em 2022; e a ativista Dorothy Stang, assassinada em 2005.
Essa descoberta histórica pode ser encontrada, na íntegra, no artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society!  Confira o artigo neste link

 

Advocacia

 

Nos dias 28 e 29 de setembro, acontecerá em Porto Velho, a Conferência Estadual da Advocacia Rondoniense. O evento deve ser o maior da área e trará à capital grandes nomes nacionais do direito. Entre as presenças confirmadas estão: Beto Simonetti, presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil; os ministros do STF, André Mendonça e Carmem Lúcia; entre outros. Mais informações podem ser obtidas aqui

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS