TOTENS DE MONITORAMENTO: Sesdec publica Instrução Normativa que estabelece acesso às imagens

Acesso às imagens de videomonitoramento pode ser solicitado em algumas hipóteses

TOTENS DE MONITORAMENTO: Sesdec publica Instrução Normativa que estabelece acesso às imagens

Foto: Márcia Pacheco

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A finalidade da instalação e funcionamento dos totens, é reduzir a violência e criminalidade nos pontos onde foram instalados e fortalecer a atuação das instituições de Segurança Pública. Os equipamentos intensificam os mecanismos de gestão, interlocução, integração e colaboração entre os órgãos envolvidos, impactando diretamente na redução do tempo e resposta de atendimento ao cidadão, e na otimização dos recursos para o policiamento nas áreas monitoradas.
 
 
Com objetivo de contribuir para a Segurança Pública e a prevenção de crimes, o Governo do Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, publicou no dia 28 de agosto a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 SESDEC, que dispõe sobre o acesso do cidadão às imagens de videomonitoramento desenvolvido pelos totens ou módulos de segurança. A referida instrução trata dos casos em que se pode solicitar as devidas imagens e como vai ocorrer todo o processo.
 
 
O secretário de Segurança, Felipe Bernardo Vital ressaltou que, a cessão das imagens deve ser feita com responsabilidade. “Quando o cidadão tem a certeza de que seus dados estão sendo tratados de forma adequada e segura, e suas informações pessoais estão protegidas, consequentemente, colaboram com as políticas de Segurança Pública. No entanto, é importante que sejam implementados com transparência e responsabilidade, e que haja supervisão e prestação de contas para garantir que os dados tenham o uso apenas para os fins previstos e que não haja abusos”, destacou.
 
 
QUANDO SOLICITAR?
 
 
O acesso às imagens de videomonitoramento poderá ser solicitado apenas nas seguintes hipóteses:
 
 
• Quando necessário para o cumprimento de atribuição legal de autoridade policial competente, na garantia do interesse público, observados os princípios gerais de proteção e os direitos dos titulares na forma desta lei, para fins de obtenção de informações relativas à investigações policiais e/ou instrução de inquérito policial;
 
 
• Quando houver pedido fundamentado de órgão público, desde que haja motivação, fundamentação legal para o pedido e relevância para o interesse público, visto que o compartilhamento de dados pessoais deve ser tratado com a máxima cautela;
 
 
• Para atendimento de ordem judicial;
 
 
• A requerimento de solicitante externo, por meio de requerimento justificado e fundamentado, devendo preencher o Anexo I da Instrução Normativa, condicionada à apresentação do devido Boletim de Ocorrência do fato.
 
 
COMO SOLICITAR?
 
 
A solicitação poderá ser feita mediante formulário publicado em anexo à normativa, nas seguintes condições: em caso de necessidade de obtenção ou visualização de imagens gravadas, o interessado deverá fazer a solicitação por escrito, por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI mediante formulário de requisição encaminhado ao diretor do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC para despacho inicial.
 
 
Os requisitantes externos, que não tiverem acesso ao sistema SEI do Poder Executivo, deverão apresentar o requerimento de forma física ou digital que se encontra anexo à normativa, para o seguinte email: ouviapoio@sesdec.ro.gov.br com as informações a seguir:
 
 
• Nome completo;
 
• Ocupação profissional, com a indicação do cargo público que ocupa e matrícula, se for o caso;
 
• Localização do módulo de segurança ou câmera de videomonitoramento, da qual deseja as imagens;
 
• Data de gravação das imagens;
 
• Hora e minuto de início e final da ocorrência do fato;
 
• Número de protocolo do Boletim de Ocorrência do fato, devendo ser apresentada cópia em anexo ao requerimento; e
 
• Motivo que está objetivando a solicitação.
 
 
VIABILIDADE
 
 
Após o recebimento da solicitação, o diretor do Centro Integrado de Comando e Controle vai avaliar a viabilidade do acesso, e em caso positivo, encaminhar ao gerente de Tecnologias para providências de cumprimento e cessão dos arquivos de mídia, constantes na requisição. As imagens e informações gravadas pelo sistema dos módulos de segurança de videomonitoramento serão mantidas à disposição pelo período máximo de 30 dias corridos, desde a sua captura.
 
 
Reafirmamos ainda que, as informações e imagens coletadas e armazenadas pelo sistema de videomonitoramento por meio dos totens ou módulos de segurança obtidos pelos sistemas da Sesdec, possuem caráter sigiloso, garantindo a inviolabilidade da intimidade, da vida privada e de acesso às imagens dos cidadãos.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS