BOA NOTÍCIA: INPE diz que alertas de desmatamento na Amazônia caem 66% em agosto

Taxa é a 3ª menor da série histórica: 563 km² neste mês

BOA NOTÍCIA: INPE diz que alertas de desmatamento na Amazônia caem 66% em agosto

Foto: Getty Images

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) aponta que o acumulado de alertas durante o mês agosto deste ano na Amazônia Legal chegou a 563 km². De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pela plataforma, esta é a terceira menor marca até então para o período na série histórica do Deter, que começou em 2015.

 

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o índice também representa uma queda de 66%. Um pouco antes, ainda reforçou que índices preliminares do INPE apontavam para uma redução de 71% no mês.

 

A Amazônia Legal corresponde a mais da metade (59%) do território brasileiro e abarca a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

 

O Deter produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

 

Com os 563 km² (uma área aproximadamente do tamanho da cidade de São Luís), a taxa deste ano só ficou acima das marcas de 2017 e 2018, quando o índice chegou a 278 km² e 526 km², respectivamente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS