PRÊMIO CAPES DE TESES 2023: Professora da UNIR vence na área de Linguística e Literatura

Naylane Araújo Matos faz parte do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras

PRÊMIO CAPES DE TESES 2023: Professora da UNIR vence na área de Linguística e Literatura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a tese “Estudos Feministas da Tradução no Brasil: Percursos históricos, teóricos e metodológicos na produção científica nacional (1990-2020)”, a professora Naylane Araújo Matos, do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras (Dale) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho, foi premiada na primeira etapa do Prêmio Capes de Tese 2023, configurando-se como a melhor tese do Brasil na área de Linguística e Literatura.
 
 
O resultado preliminar do concurso foi divulgado no último dia 14 de agosto pela Capes (acesse aqui). Na relação estão as 49 teses premiadas na primeira etapa, uma por área do conhecimento, incluindo Linguística e Literatura – na qual a professora Naynale foi contemplada. Dessas 49 selecionadas, três irão receber o Grande Prêmio Capes de Tese – um por cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – que será divulgado no Diário Oficial da União em novembro, e a solenidade de entrega do prêmio ocorre em dezembro. Com 1.469 trabalhos, a edição de 2023 teve o maior número de inscritos nos 19 anos de concurso, que reconhece as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros.
 
 
Naylane é professora no Departamento de Línguas Estrangeiras da UNIR e atua também como tradutora e militante feminista antirracista e anticapitalista. Sua tese, defendida em 2022 no programa de Pós-Graduação em Tradução da UFSC, sob a orientação da professora Andréia Guerini, teve como objetivo principal analisar o desenvolvimento dos Estudos Feministas da Tradução no Brasil por meio de um mapeamento dessa recente área de estudo no contexto da produção científica nacional, desde seus primórdios na década de 1990 até 2020. A pesquisa levou em consideração as especificidades históricas das lutas das mulheres no Brasil e sua articulação com as lutas internacionais, a institucionalização do feminismo e políticas feministas de tradução que visam forjar alianças transnacionais na luta pela transformação social.
 
 
O acesso integral ao trabalho pode ser feito pelo link: https://tede.ufsc.br/teses/PGET0545-T.pdf.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS