LEVANTAMENTO: Mulheres têm mais doenças crônicas do que homens em Rondônia

Diabetes, pressão alta e obesidade atingem mais sexo feminino do que masculino, de acordo com Sesau

LEVANTAMENTO: Mulheres têm mais doenças crônicas do que homens em Rondônia

Foto: Site careplus.com.br

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau) divulgou dados que revelam que as mulheres são mais afetadas do que os homens em males crônicos como diabetes, hipertensão arterial (pressão alta) e obesidade no estado.

 

O levantamento também mostra que as doenças crônicas não transmissíveis são mais recorrentes no sexo feminino quando comparadas com o sexo masculino.

 

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são as principais causas que afetam as pessoas e causam mortes no mundo e no Brasil.

 

Dados: Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – Sisab (Atendimentos individuais) – maio/2023

 

A subida nos números desses males está ligada ao envelhecimento da população, mudanças nos hábitos, estilo de vida, desigualdades socioeconômicas e dificuldade ao de acesso aos serviços de saúde.

 

De acordo com especialistas médicos, homens apresentaram maior prevalência de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e uma das causas pode ser o maior número de fumantes atualmente.

 

Hipertensão, diabetes, obesidade, sobrepeso e câncer estão entre os maiores registros de atendimentos individuais na rede pública de saúde de Rondônia, segundo a compilação de índices feito pela Sesau.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS