IMPLEMENTAÇÃO: MP intensifica combate a violações ao direito à educação com criação de GAEDUC

Órgão terá como atribuição atuar em casos de repercussão, de grande complexidade ou que demandem ação institucional unificada

IMPLEMENTAÇÃO: MP intensifica combate a violações ao direito à educação com criação de GAEDUC

Foto: MPRO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia está intensificando o combate a violações e ameaças ao direito à educação com a criação de um Grupo de Atuação Especial – GAE especificamente voltado para a temática. O órgão terá como atribuição atuar em casos de repercussão, de grande complexidade ou que demandem ação institucional unificada, sempre com o objetivo de assegurar à população a adequada prestação de serviços na área.
 
 
O Grupo de Atuação Especial da Educação (GAEDUC) foi implementado pela Resolução nº 11/2023, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, na última quinta-feira (27/7).
 
 
Conforme o documento, o GAEDUC funcionará em âmbito estadual, sem prejuízo da atuação das promotorias com atribuições na área. O Grupo terá como competências prestar auxílio finalístico aos órgãos de execução do Ministério Público de Rondônia na sua área de ação, atuando, em conjunto com a promotoria natural, nos casos locais de grande relevância ou complexidade; oferecer apoio técnico-jurídico aos órgãos de execução do MPRO nas matérias relativas ao tema; elaborar e implementar planos e programas, em conformidade com as diretrizes institucionais fixadas.
 
 
Também estão entre as incumbências dessa unidade a deliberação sobre a uniformização de procedimentos e atuação dos órgãos de execução, sem caráter vinculativo, elaborando instruções, estudos, roteiros de atuação, manuais, notas e pareceres em geral. O GAEDUC poderá, ainda, sugerir à Procuradoria-Geral de Justiça e à Corregedoria-Geral a expedição de orientações e recomendações.
 
 
No campo de atuação do GAEDUC estão ainda a articulação e execução de políticas institucionais relacionadas à defesa da educação, proposição à Procuradoria-Geral de Justiça para alterações legislativas e a edição de normas, além da promoção de suporte e serviço de inteligência e informações relacionadas ao tema da educação às promotorias e procuradorias de Justiça. Outro dever é o de monitorar os orçamentos governamentais para acompanhamento quanto à correta aplicação dos recursos públicos na área da educação.
 
 
GAEs – A temática da educação, agora objeto de atenção do recém-criado GAEDUC, era anteriormente de responsabilidade do Grupo de Atuação Especial da Infância (GAEINF). O MP possui ainda outros quatro GAEs: Cível (GAECIV); Meio Ambiente (GAEMA); Patrimônio Público e Combate à Corrupção (GAEC) e Segurança Pública (GAESP).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS