CONSCIENTIZAÇÃO: Workshop de Hepatites Virais marca início das ações contra a doença

Abertura da campanha de vigilância, prevenção e controle da infecção acontece na sexta-feira (7)

CONSCIENTIZAÇÃO: Workshop de Hepatites Virais marca início das ações contra a doença

Foto: Semusa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começou nesta quinta-feira (6), o I Workshop de Hepatites Virais de Porto Velho, realizado mediante parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). O evento, voltado para capacitação de acadêmicos e profissionais de saúde, também marca o início da campanha Julho Amarelo, lançada oficialmente nesta sexta-feira (7) e que busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da infecção.
 
 
A abertura do workshop tratou sobre a “Atualização dos Tratamentos das Hepatite B e C”, apresentada pela médica infectologista do Serviço de Atendimento Especializado Municipal (SAE), Lourdes Borzacov, e integrante do Programa de Hepatites Virais do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia (Cepem).
 
 
Segundo a médica, as pessoas com hepatites B ou C podem ter uma excelente qualidade de vida, mas o diagnóstico da doença precisa ser precoce e é preciso que o paciente siga o tratamento e as orientações corretamente.
 
 
“As hepatites B e C podem se transformar em um problema sério de saúde quando descobertas tardiamente. Por isso, a gente orienta que a população procure as unidades de saúde para realizar o teste rápido, mesmo sem apresentar sintomas”, explica a médica.
 
 
Em seguida, Arlete Baldez, gerente técnica da vigilância epidemiológica da Agevisa, apresentou o “Perfil Epidemiológico das Hepatites Virais em Rondônia”. Os dados apontam que Rondônia possui o maior número de casos da hepatite D, desenvolvida a partir da hepatite B.
 
 
“A hepatite D só existe se a pessoa tiver a hepatite B e para ambas a maior e melhor prevenção é a vacina, que está disponível para todos a população. Devido ao elevado número de casos da forma B da doença, somos considerados uma região super endêmica de hepatites, numa faixa etária jovem. Hoje, a doença representa problemas de saúde pública no nosso estado. Melhoramos, mas gostaríamos de estar numa melhor posição”.
 
 
Rita de Cássia, enfermeira da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai), participou durante a manhã do evento. Segundo ela, a vivência e os conteúdos vão aprimorar o trabalho e melhorar os cuidados aos pacientes.
 
 
“É fundamental essa educação continuada, essas capacitações, principalmente para esses profissionais que atuam em regiões mais longínquas, distantes dos grandes centros. Com conhecimento, podemos melhorar a qualidade do atendimento e, em muitos casos, conseguir detectar o problema precocemente e ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
 
 
O Workshop de Hepatites Virais de Porto Velho continua na tarde desta quinta-feira (6) e durante a manhã de sexta-feira (7).
 
 
Já a abertura da campanha Julho Amarelo 2023 acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 8h30, no Hotel Rondon e marcará o início das atividades alusivas à data.
 
 
HEPATITE
 
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Nem sempre apresenta sintomas, quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
 
 
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E.
 
 
Saiba mais sobre as Hepatites aqui.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS