ASTRONOMIA: Os anéis de Saturno estão desaparecendo

Novos estudos da NASA descobriram que os anéis se formaram a pouco tempo, e desaparecerão em breve. Confira curiosidades sobre o planeta

ASTRONOMIA: Os anéis de Saturno estão desaparecendo

Saturno e anéis no verão, 2016 / Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Saturno é um dos planetas mais bonitos do sistema solar. Nove vezes maior que a Terra, o corpo celeste é o segundo maior planeta do sistema solar, e o único que é casado. Saturno se destaca do restante dos planetas por ter anéis circundantes. Os sete anéis de Saturno já serviram de inspiração para obras de arte, mas a beleza é efêmera. O sistema de anéis do planeta está desaparecendo rapidamente. 
 
Nosso sistema solar, e os planetas que o compõem, foi formado por volta de 4.6 bilhões de anos atrás. Por muito tempo, cientistas debateram sobre a idade e a origem dos anéis de Saturno. Alguns astrônomos sugeriram que os anéis na verdade eram mais jovens do que se imaginava.
 
FOTO: Saturno e anéis coloridos.  NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (2012)
 
Uma nova análise de dados da missão Cassini, realizada pela NASA, corroborou com essa teoria. A Cassini teve como objetivo estudar o planeta e seus satélites naturais, e as descobertas realizadas foram surpreendentes. 
 
Ao longo de 13 anos, os satélites da missão Cassini coletaram e analisaram os materiais que compõem os anéis. Rocha e gelo formam as estruturas que rodeiam o planeta. Os pesquisadores descobriram que os anéis são surpreendentemente ‘limpos’, o que significa que foram formados recentemente e não tiveram chance de acumular poeira cósmica. 
 
FOTO: Polo Norte de Saturno, colorizado. NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (2013)
 
As pesquisas, que foram divulgadas na publicação científica Icarus em maio deste ano, também observaram que meteoritos estão invadindo os anéis de Saturno e empurrando o material que compõe a massa dos anéis para fora da órbita do planeta, o que causa, em tempo astronômico, rápido deterioramento do anel planetário.
 
Os pesquisadores calculam que os anéis só vão existir por mais algumas centenas de milhões de anos, no máximo. As análises anteriores, antes da missão Cassini, estimavam que os anéis durariam mais tempo - por volta de 100 milhões de anos. 
 
FOTO: Anéis de Saturno. NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (2016)
 
‘A nossa conclusão é de que os anéis de Saturno são relativamente novos, em padrões astronômicos, com apenas alguns milhões de anos de idade’, afirmou Richard Durisen mestre em astronomia da Universidade de Indiana e autor principal dos estudos publicados na revista Icarus, em um pronunciamento. 
 
De acordo com os pesquisadores, é provável que os sete anéis ainda estavam em formação quando os dinossauros andavam sob a Terra. Os cientistas ainda não sabem o que causou a formação das estruturas. A teoria é que um dos corpos celestes de gelo que girava em torno de Saturno teria se desfeito pela força da gravidade do planeta, deixando para trás uma trilha de rochas e gelo. 
 
‘Se observarmos o sistema de satélites de Saturno, existem outras pistas de que algo aconteceu nos últimos milhares de anos. Se os anéis não são tão antigos quanto o planeta, significa que algo incrível pode ter acontecido para formar estas estruturas, o que é algo animador para ser estudado’, concluiu o astrônomo. 
 
FOTO: Visão parcial de Titã, corpo celeste de Saturno. NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (2012)
 
 
 

Curiosidades:

Saturno é um planeta gasoso e não tem uma superfície rochosa;
O planeta é menos denso que a água;
Saturno tem seis anéis principais e milhares de anéis menores. Os maiores têm cerca de 280.000 quilômetros de diâmetro, mas a espessura não passa de 1,5 quilômetro;
Saturno tem pelo menos 62 luas;
Um dia em Saturno dura apenas 10 horas terrestres.
 
FOTO: Titã, maior lua de Saturno, colorizada. NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute (2013)
 
 
Dados da NASA, CNN, Revista Recreio, Mundo Estranho, Icarus e Brasil Escola.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS