INFLUENZA: Gripe aviária chega ao Brasil e especialistas recomendam vigilância

O patógeno pode afetar humanos, mas não existe motivo para alarde

INFLUENZA: Gripe aviária chega ao Brasil e especialistas recomendam vigilância

Foto: Divulgação / Efficienza

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Recentemente, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência zoossanitária em todo o país. O alerta acontece pela detecção do vírus H5N1, que infecta aves e também pode afetar humanos. O primeiro caso suspeito foi registrado em Vitória (ES), em um homem de 61 anos. 
 
A suspeita do caso se deu dois dias após o Ministério da Agricultura anunciar a detecção da gripe em três aves silvestres, também no Espírito Santo. Estes são os primeiros casos do vírus registrados no Brasil.
 
A gripe aviária é rara em humanos, mas espalha-se rapidamente entre os animais. É um vírus que causa sintomas graves e já foram registrados oito casos de aves silvestres contaminadas, todas aves migratórias. 
 
Não existe, até o momento da publicação desta reportagem, nenhum caso de infecção confirmado em ave comercial ou ser humano no Brasil. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão da doença ocorre por meio do contato com animais doentes, vivos ou mortos. O vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada.
 
Quando acontece em humanos, a taxa de mortalidade é alta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 52% dos infectados morrem.
 
É importante pontuar que a influenza aviária não é transmitida pelo consumo de aves ou ovos.
 
O Instituto Butantan, em São Paulo, está desenvolvendo vacina contra a doença, com cepas do vírus cedidas pela OMS, mas ainda não existe previsão para a produção do imunizante. 
 
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os sintomas da gripe aviária em galinhas são:
  • Tosse, espirros e muco nasal;
  • Queda de postura, na produção de ovos e/ou alterações nas cascas dos ovos; hemorragias nas pernas e às vezes nos músculos;
  • Edema (inchaço) nas juntas das pernas; inchaço da crista e barbela, com cor roxa-azulada ou vermelho escuro;
  • Falta de coordenação motora (sintomas nervosos);
  • Diarreia e desidratação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS