ACIDENTES: Energisa alerta para os perigos de usar celular conectado à tomada

Os aparelhos quando estão ligados na tomada sofrem com o aumento da temperatura e esse superaquecimento pode causar uma explosão

ACIDENTES: Energisa alerta para os perigos de usar celular conectado à tomada

Foto: Assessoria

Utilizar o celular enquanto ele carrega na tomada parece inofensivo, não é mesmo? Pois saiba que os aparelhos celulares são responsáveis por acidentes domésticos graves  . Uma criança de 2 anos faleceu, em março deste ano, no município de Nova Olinda, no sertão da Paraíba, após sofrer um choque elétrico enquanto segurava um celular conectado à tomada.
 
 
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 foram registrados 12 acidentes, sendo seis fatais, por choque elétrico causado por celulares nas residências.
 
 
Os aparelhos quando estão ligados na tomada sofrem com o aumento da temperatura e esse superaquecimento pode causar uma explosão. Utilizar carregadores e baterias originais, com certificação, assim como verificar a qualidade das instalações elétricas internas é de fundamental importância para evitar acidentes. Fiações expostas e antigas também podem ajudar a provocar o problema.
 
 
Adaptadores, extensões e os Ts (benjamins) podem aumentar o risco de sobrecarga nas tomadas, e, consequentemente, os acidentes elétricos. Usar celulares próximo a áreas molhadas, como banheiros e piscinas também não é seguro, pois há risco de choque e curto-circuito. Portanto, é importante retirar os aparelhos da tomada durante as chuvas e jamais utilize fones de ouvido com celular conectado à tomada.
 
 
Confira mais algumas dicas:
 
• Evite carregar o aparelho celular durante chuvas fortes e longas, afinal, raios podem atingir o sistema elétrico de sua região.
 
• Opte sempre por cabos originais. Utilizar os acessórios adequados pode fazer com que o aparelho e sua saúde sejam preservados.
 
• Sempre utilize baterias originais.
 
• Não abafe o celular, por isso, não deixe o aparelho carregar embaixo do seu travesseiro ou do seu corpo. O superaquecimento pode prejudicar a bateria do seu celular ocasionando explosões ou incêndios.
 
• Não utilize fones de ouvido enquanto o aparelho carrega.
 
• Não deixe o celular carregando em locais úmidos;
 
• Não deixe o carregador na tomada após concluir o carregamento do aparelho.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS