RESPEITO: 17 de maio, Dia Internacional contra Homofobia

A comunidade LGBT+ adotou a data como símbolo de celebração da luta contra a homofobia e pela conquista da igualdade

RESPEITO: 17 de maio, Dia Internacional contra Homofobia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Celebra-se nesta quarta (17) o Dia Internacional contra a Homofobia. Neste mesmo dia, em 1990, a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID). Desde então, a comunidade LGBT+ adotou a data como símbolo de celebração da luta contra a homofobia e pela conquista da igualdade. 


Apesar da comemoração, parte da população acredita que o Governo do Estado pouco tem feito para agir contra o combate de violências voltadas contra os cidadãos LGBT+. No  Brasil, a lei considera o crime inafiançável e imprescritível desde 2011, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou o tema. 


De acordo com um levantamento feito pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil, ocorreram mais de 273 mortes e violências motivadas pelo preconceito. Rondônia é um dos estados que mais registrou fatalidades. 

 

 

 


Apesar disso, até o momento, o Rondoniaovivo não obteve resposta quando solicitou dados e relações de registros de homofobia/transfobia para à Polícia Civil de Rondônia, por meio da Lei de Acesso à Informação. Em 2020, o estado havia informado que não consegue filtrar esse tipo de ocorrência já que, de acordo com a declaração, a homofobia e a transfobia não estão na legislação penal brasileira. 


Entretanto, por decisão do STF, as declarações e atos homofóbicos podem e devem ser equiparados ao crime de racismo. Esta decisão é válida até que o Congresso Nacional entre em consenso sobre uma legislação específica.


No início deste mês, uma influenciadora de Candeias do Jamari (RO) relatou uma ocorrência, após ter sido alvo de ataques e ameaças homotransfóbicas. O Rondoniaovivo publicou reportagem sobre o caso. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS