IMPRESSIONANTE: Pescador confirma teoria de que candiru é atraído pela urina

Vídeo mostra espécie comendo pedaço de peixe que estava com líquido

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em uma das suas recentes aventuras, o pescador João Cordeiro, do Pesca Beradeira, resolveu fazer um teste sobre o suposto mito que se tinha sobre o candiru: se ele realmente é ou não atraído pela urina.

 

Ao jogar um pedaço de peixe em seu caiaque e colocar um pouco de urina em cima, os parasitas começaram entrar pela extremidade do caiaque e atacar a amostra.

 

Comprovado o fato do candiru ser atraído pela urina, em um dos comentários um internauta explicou o motivo do fato, que espécies de couro produzem “ureia” nas guelras de respiração, que é a mesma substância encontrada na urina, fazendo então com que os parasitas sigam o cheiro para adentrar seus “alvos”.

 

 

O candiru é da família Trichomycteridae, que engloba mais de 280 espécies, com cerca de 40 gêneros. Segundo especialistas, ele é um parasita e se alimenta de outros peixes (e até carne humana) e pode chegar a medir até 30 centímetros.

 

Esse peixe é hematófago, ou seja, se alimenta do sangue de outros animais e alguns vivem em forma de parasita nas brânquias de outros peixes. Na região em que está presente, ele é muito temido, especialmente no Rio Madeira, por atacar até mesmo pessoas vivas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS