CUIDADOS: Energisa dá dicas de como usar equipamentos sem sobrecarregar a rede elétrica

Uso simultâneo de equipamentos elétricos pode causar danos e prejuízos

CUIDADOS: Energisa dá dicas de como usar equipamentos sem sobrecarregar a rede elétrica

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

É importante que as instalações elétricas de residências sejam dimensionadas nos padrões e normas brasileiras, principalmente com aterramento adequado e seguindo todas as normas de segurança. Essa medida, além de garantir a qualidade das instalações, evita acidentes.
 
Fiação obsoleta, falta de projeto elétrico e ausência de manutenções realizadas por profissionais qualificados podem sobrecarregar a rede elétrica e provocar acidentes graves. A chance de acontecer um curto-circuito é maior nesses casos. O uso de ‘’Ts’’ ou ‘’benjamins’’ , que conectam vários aparelhos ao mesmo tempo, também aumenta a sobrecarga na rede.
 
As ligações clandestinas também representam uma grande insegurança para a população e aumentam as estatísticas de ocorrências com a rede elétrica, que é planejada para atender uma determinada demanda. Quando não há um estudo prévio, é comum gerar uma sobrecarga no sistema elétrico, o que pode ocasionar graves acidentes , inclusive fatais.
 
‘’Aquecimento de tomadas, quedas de tensão, cheiro de fumaça ou de queimado perto de fiações, são alguns sinais que devem ser observados para detectar a sobrecarga da rede elétrica’’, afirma o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, Lenildson Santos.
 
 
Cuide da sua segurança, evite acidentes com medidas simples:
 
1.Nunca usar mais de um aparelho elétrico na mesma tomada com “T / benjamin”, exceto quando a tomada tiver sido dimensionada para mais de um aparelho;
 
2.Sempre que for efetuar uma intervenção na rede elétrica doméstica, desligue o disjuntor geral. Se vai trocar uma lâmpada, por exemplo, desligue o disjuntor;
 
3.Não deixe fios em contato com tapetes, cortinas ou qualquer outro material que possa servir de combustível para um incêndio em caso de um curto-circuito;
 
4. A instalação de um dispositivo DR nas residências pode reduzir as chances de acidentes. O objetivo desse dispositivo é detectar fugas de corrente elétrica no circuito, desligando o sistema para que o usuário não sofra um choque elétrico e não haja danos de equipamentos;
 
5.Em caso de dúvida sobre projeto elétrico e dimensionamento de cargas, procure profissionais qualificados para que tudo seja feito dentro dos padrões de segurança.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS