CAPITAL: Rede pública da saúde disponibiliza atendimento de saúde às mulheres

Do pré-natal à prevenção do câncer, o atendimento inicia nas unidades de saúde

CAPITAL: Rede pública da saúde disponibiliza atendimento de saúde às mulheres

Foto: Ilustrativa

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No mês dedicado à saúde da mulher, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca a importância do acompanhamento médico para o público feminino. Na capital, do pré-natal à prevenção do câncer de mama ou colo de útero, todos os serviços voltados para a saúde da mulher estão disponíveis na rede municipal, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) são referências e portas de entrada para toda a população.
 
 
As UBS e USF são unidades que compõem a atenção primária à saúde e representam o primeiro acesso da comunidade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esses locais realizam atendimentos de menor complexidade, como vacinação, pré-natal, acompanhamento médico e odontológico, programas de prevenção e promoção de doenças, e cuidados como o pré-natal e o planejamento familiar.
 
 
Em Porto Velho, 38 unidades básicas estão disponíveis nas zonas rural e urbana, e cada uma delas é responsável por uma área de cobertura, atendendo às demandas e as necessidades reais de saúde dos moradores que vivem em cada local.
 
 
Ana Emanuela, enfermeira e subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher
 
 
A enfermeira e subgerente do núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, Ana Emanuela, afirma que a atenção primária à saúde atua com uma visão macro, analisando a queixa da paciente, o contexto social em que ela está inserida, a sua realidade e os aspectos culturais.
 
 
“As unidades de saúde têm um papel importantíssimo na saúde da mulher, pois é lá onde deve ocorrer o primeiro contato dela com um profissional de saúde, as primeiras orientações e os encaminhamentos de forma responsável e direcionada para que o problema apresentado seja resolvido”, explica a enfermeira.
 
 
Aline Lima, gerente da Divisão de Apoio à Assistência Hospitalar da Semusa, ressalta que “é importante que as mulheres e que toda a população saibam que toda a base de atendimento do SUS é iniciada nas unidades de atenção primária. Caso haja necessidade de um atendimento especializado, por exemplo, o encaminhamento dos pacientes é feito pelas equipes das unidades de saúde”.
 
 
Centro de Referência da Saúde da Mulher
 
 
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
 
Após receber os primeiros cuidados na atenção primária, a mulher pode ser direcionada, ao depender da queixa, para o atendimento especializado na rede municipal. Em Porto Velho, o Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) é uma unidade especializada que oferece procedimentos de média complexidade e atende mulheres desde a adolescência ao climatério.
 
 
O local oferece ambulatórios de ginecologia, mastologia, cirurgia ginecológica, planejamento reprodutivo (com orientações sobre métodos contraceptivos como o diu, vasectomia e laqueadura), apoio e diagnóstico e laboratório de citologias. No mesmo prédio, funciona o Centro Integrado Materno Infantil, que realiza atendimento na especialidade pré-natal de alto risco, atendendo gestantes com algum fator de risco. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Venezuela, 2356, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança.
 
 
As mulheres gestantes tem como referência o atendimento na Maternidade Municipal Mãe Esperança, preparada para receber atendimentos às urgências obstétricas, realização de partos, e atendimento de referência para vítimas de violência sexual, inclusive com aborto legal. A unidade atende com sistema de portas abertas, e está disponível 24h.
 
 
A rede municipal também conta com o Serviço de Atendimento Especializado, específico para o atendimento de pacientes que convivem com o vírus HIV. O SAE está localizado na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão. O funcionamento é de segunda a sexta das 7h30 às 18h.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS