9 a 14 Anos: Postos de saúde da capital já dispõem de vacina conta HPV para crianças

A imunização tem como principal objetivo a prevenção contra o câncer, principalmente do colo de útero

9 a 14 Anos: Postos de saúde da capital já dispõem de vacina conta HPV para crianças

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho disponibiliza a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) para meninos e meninas de 9 a 14 anos em todas as unidades de saúde. A imunização tem como principal objetivo a prevenção de doenças cancerígenas como o câncer do colo do útero, por exemplo.



Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a vacina também está acessível para crianças e adultos imunodeprimidos com idade entre 9 e 45 anos. São imunodeprimidos pessoas com HIV ou AIDS, que receberam transplante de órgãos, de medula óssea, pessoas em tratamento de câncer, entre outros.



O imunizante HPV é quadrivalente e protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil, além de estimular a produção de anticorpos necessários para combater o vírus. Por esta razão, a vacina contra o HPV é popularmente chamada de vacina contra o câncer.



Para a médica pediatra e secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, os pais devem pensar na prevenção das doenças e garantir a vacinação correta das crianças. “A importância da vacinação contra o HPV antes da atividade sexual é para que ela não tenha contato com o vírus quando iniciar essa prática, mais a frente. O foco é sempre a prevenção. O imunizante do HPV reduz drasticamente o risco do câncer. Por isso, a necessidade de se prevenir antes de uma vida sexual ativa”, alerta.



São necessárias duas doses para a completa proteção. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 18h. Na Vila Princesa e unidade Santo Antônio das 8h às 12h.



Apesar da disponibilidade, a procura ainda é consideravelmente baixa, aponta a enfermeira da Divisão de Imunização da Semusa, Marina Martellet. Segundo ela, a vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra o vírus e ainda ressalta a importância de seguir o esquema vacinal. “Geralmente, as pessoas tomam a primeira dose e não retornam para a segunda. A gente sempre reforça aos pais para completar o esquema vacinal e garantir a proteção dos filhos”, explica.

 

ESQUEMA VACINAL

A vacina do HPV está disponível em 2 a 3 doses, para:

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS