CUIDADOS: Ipem orienta sobre medidas preventivas no abastecimento de veículos

Em 2022, foram verificadas 3.914 bombas de combustíveis por todo o Estado

CUIDADOS: Ipem orienta sobre medidas preventivas no abastecimento de veículos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem/RO busca orientar a população rondoniense sobre a atenção a ser adotada no abastecimento de veículos. Com o objetivo de fiscalizar as condições de uso das bombas de combustíveis, além de verificar se a quantidade entregue ao consumidor corresponde ao valor pago. No período de janeiro a dezembro de 2022, foram verificadas 3.914 bombas de combustíveis, em todo o Estado
 
 
Para o presidente do Ipem, Francisco Carlos de Oliveira Albuquerque, o órgão seguirá mantendo o foco no trabalho de fiscalização visando garantir que seja entregue ao consumidor à quantidade exata do produto. “Temos que garantir o perfeito funcionamento do instrumento à população e assim fazer com que o consumidor receba o que realmente está adquirindo”, pontou.
 
 
De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Executivo Estadual tem desenvolvido ações que vão ao encontro de garantir melhores atendimentos à população. “Através desse trabalho de fiscalização, a população rondoniense tem a garantia de abastecer com segurança em postos de combustíveis em todo o  Estado, reafirmando o compromisso do governo em adquirir produtos que sigam as normas do Inmetro”, disse.
 
 
Caso o consumidor tenha alguma dúvida sobre a quantidade de combustível, ao realizar o abastecimento do seu veículo, tem o direito de exigir, sem custo, que o posto realize o teste de volume no medidor padrão de uso obrigatório pelo estabelecimento. Além disso, todo instrumento conferido precisa conter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, indicando a última verificação e sua validade, que é de um ano.
 
 
CONFIRA DICAS DO IPEM/RO:
 
 
– Observar se o contador da bomba medidora se encontra zerada;
 
 
– Observar ainda se a bomba medidora possui o selo do Inmetro, o que garante que o equipamento foi fiscalizado pelo Ipem/RO e está segura para o uso;
 
 
– Verificar a informação do preço por litro a ser pago e o tipo de combustível a ser utilizado;
 
 
– Caso perceba algum indício de irregularidades na hora do abastecimento, o consumidor deve exigir que o frentista ou o gerente do posto de combustível que faça uma verificação em uma medida de volume padrão verificada pelo Ipem/RO;
 
 
– Todos os postos são obrigados a realizar uma checagem da quantidade de combustível, quando solicitada pelo consumidor;
 
 
– Ao abastecer seu veículo, exija a Nota Fiscal com a descriminação da quantidade em litros e o valor pago.
 
 
O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou ainda pelo contato 0800 647 7277.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS