ENCONTRO: Plano Municipal de Saneamento Básico da capital é debatido

Inclusão de catadores na coleta seletiva dos resíduos sólidos e a abrangência dos serviços para os distritos fizeram parte dos apontamentos

ENCONTRO: Plano Municipal de Saneamento Básico da capital é debatido

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) foi tema de audiência pública realizada pela Prefeitura de Porto Velho na noite da última segunda-feira (5), no Teatro Banzeiros. O resultado do estudo técnico de revisão do plano foi apresentado pela Prefeitura, que abriu o diálogo para a participação da sociedade civil através de contribuições presenciais e on-line.
 
Atualmente, cerca de 36,05% (SNIS, 2020) da população do distrito sede tem abastecimento de água potável, e apenas 5,16% (SNIS, 2020) de esgotamento sanitário. Com a nova redação trazida pela Lei nº 14.026/2020 que define o marco legal do saneamento básico, as regras estabelecem metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033.
 
A partir de então, o PMSB, criado e aprovado em 2020, praticamente concluído no mesmo prazo da aprovação do novo marco, não estava plenamente atendido.
 
A revisão apresentada na audiência tratou sobre as metas, programas, prazos e investimentos para os componentes do saneamento, como fornecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo e drenagem de águas pluviais nas vias urbanas, limpeza pública, coleta e destinação final de resíduos sólidos (lixo), como forma de proporcionar a universalização do saneamento em 2033.
 
“Esse ajuste de trazer a universalização para 2033 é justamente o trabalho que o grupo técnico teve que fazer para remodelar a gama de investimentos, destacadamente dos componentes de água e esgotos, que precisam ser feitos durante esse período de anos e conseguir a universalização.
 
Então, hoje o nosso propósito foi justamente discutir essa parte do estudo do grupo técnico de engenheiros da prefeitura de diversas áreas que estão envolvidos diretamente para o saneamento”, explicou Marcelo Barroso, diretor do Departamento de Saneamento Básico.
 
Entre as contribuições, destacou-se a preocupação dos aspectos sociais de inclusão de catadores na coleta seletiva dos resíduos sólidos, bem como a abrangência dos serviços para os distritos do médio e alto Madeira, demandas que já haviam sido pensadas pela revisão.
 
A partir da audiência, serão consolidadas as contribuições apresentadas previamente e durante a apresentação em um relatório no prazo máximo de 15 dias para apresentação ao Conselho de Saneamento, criado dentro dos programas estruturais de governança do PMSB, novidade esta proposta e consolidada dentro da atual revisão, para a partir de então ser aprovado o Plano Municipal e consequentemente habilitar o município às diversas fontes e soluções de investimentos públicos e privados.
 
Também estiveram presentes na apresentação representando a Secretaria Geral de Governo, o secretário-executivo do Conselho Gestor de Parceria Público-Privada (PPP), o economista Márcio Martins, e o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Yaylley Jezine.
 
O Plano Municipal de Saneamento Básico original e revisado podem ser consultados na íntegra através do site pmsb.portovelho.ro.gov.br.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS