BRASILEIROS: Os anéis do poder vs A casa do dragão. Séries de fantasia competem por público

BRASILEIROS: Os anéis do poder vs A casa do dragão. Séries de fantasia competem por público

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As plataformas de streaming de vídeo dominaram a indústria do entretenimento na última década - de pioneiras como a Netflix até gigantes clássicas do mercado como a Disney, consumidores estão constantemente sendo alvo de campanhas de marketing que buscam convencê-los a escolher uma assinatura ao invés de outra, e principalmente, em qual plataforma vão gastar mais de seu tempo livre.
 
Conseguir destaque dentro de um ambiente tão agressivamente competitivo não é fácil, mas uma das formas mais eficazes é oferecer algum conteúdo exclusivo de alta qualidade e que capture o público, garantindo as assinaturas que desejam receber mais e mais temporadas de uma boa série. No segundo semestre de 2022, duas plataformas chamam a atenção com duas séries incríveis baseadas em sucessos anteriores - mas quem será que saiu na frente? Confira. 
 
A Casa do Dragão e Os Anéis do Poder 
 
Pessoas de todas as idades e de diversas gerações diferentes podem concordar que ficar completamente imerso em um mundo de fantasia - com heróis, espécies místicas, e magia - é uma das experiências mais impactantes e divertidas dentro do entretenimento. Por isso, não é de se surpreender que os universos criados por J. R. R. Tolkien, de Senhor dos Anéis, e George R. R. Martin, das Crônicas de Gelo e Fogo, se tornaram fenômenos culturais imediatos e com diversos fãs apaixonados por suas obras. E esse não é apenas o único fator unindo os dois criadores, pois ambas as suas obras geraram adaptações para o cinema e televisão que conquistaram o público: é o caso da série da HBO Game of Thrones (A Guerra dos Tronos) com milhões de telespectadores e imenso sucesso na crítica, e da trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, ganhadora de diversos prêmios Oscar.
 
Esses dois universos são, agora, protagonistas em um duelo por audiência e, curiosamente, através da mesma proposta: a criação de uma série que explica os acontecimentos anteriores às obras passadas. A plataforma HBO Max oferece a Casa do Dragão, série que desvenda os 400 anos anteriores aos eventos de Game of Thrones e busca explicar a dinastia Targaryen. Já a Amazon Prime foi capaz de obter os direitos para criar a série Anéis do Poder, que retrata uma série de acontecimentos anteriores aos encontrados em O Hobbit e no Senhor dos Anéis, com personagens novos e clássicos. Ambas fazem parte da retrospectiva de séries mais assistidas de 2022, como indica a ExpressVPN.
 
Disputa por audiência e assinaturas
 
Dois lançamentos próximos, de universos aclamados e adorados pelos fãs, e com produção de alto nível, não poderiam deixar de levantar comparações, e seus criadores não estão de fora da disputa. A Amazon Prime Video, por exemplo, divulgou dados de audiência e retenção da estréia de Os Anéis do Poder, informações raramente reveladas ao público, e o resultado: 25 milhões de visualizações apenas no primeiro dia, superando A Casa do Dragão, da HBO Max, por quase o dobro. 
 
Mesmo com a discrepância em visualizações entre os primeiros episódios, A Casa do Dragão está longe de ser considerada um fracasso - na verdade, a série já possui tamanha aceitação que a segunda temporada foi confirmada e aprovada pela HBO, com previsão de lançamento apenas em 2024 graças às dificuldades e custos envolvidos na produção. Ambas as obras são consideradas de alto calibre, e custaram valores exorbitantes para suas produtoras: A Casa do Dragão exigiu investimento de $200 milhões de dólares, enquanto Os Anéis do Poder custou $468 milhões de dólares apenas pelos primeiros 8 episódios, chegando próxima a atingir a casa do bilhão por todo o conjunto. 
 
A competição é encarada de forma positiva pelos consumidores, que recebem cada vez mais conteúdo de qualidade e buscam sempre encontrar promoções para as assinaturas das plataformas de streaming. Mesmo com controvérsias ultrapassadas envolvendo a presença de protagonistas femininas ou personagens etnicamente diversos, ambas as séries se provaram verdadeiros sucessos dignos das obras originais, e fãs terão anos de entretenimento garantido. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS