SAÚDE: Reforma no João Paulo II causa poeira e problemas para pacientes nos corredores

Mulher já fez denúncias ao Ministério Público Estadual, além de dizer que vomitou e passou mal

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo pacientes internados no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, a situação da unidade está problemática. O motivo é uma reforma que está sendo feita em alguns quartos do local, com muita poeira, que causa desconforto e até efeitos colaterais na saúde.

 

“Vomitei horrores, com dor de cabeça e tontura. Todos os dias é isso, com falta de ar imensa. Todo tempo essa poeira aqui e ninguém liga para o que a gente sente. A médica que me atende já colocou prioridade para ir para um quarto e nada. Meu prontuário está lá e não tomam providências. Desde quarta passada até hoje [segunda] com essa poeira toda”, protestou uma paciente.

 

Pacientes nos corredores dizem que estão respirando poeira e passando mal - Foto: Reprodução de vídeo/Rondoniaovivo

 

E algumas dessas pessoas já fizeram denúncias aos órgãos competentes, mas até o momento, a situação permanece igual.

 

“Já liguei no Ministério Público, fiz denúncia. E eles estão lixando e a poeira vindo aqui para dentro, vindo na cara da gente. Passando mal por causa dessa tinta horrível”, lamentou uma outra senhora.

 

 

E mesmo com o incômodo causado pelos reparos feitos a qualquer hora, com pessoas doentes por perto, não há nenhum tipo de cuidado.

 

“Um dos rapazes viu que eu estava filmando e fechou a porta. Já falei para eles que estou inalando poeira, passando mal e nem ligam. Eu estou no corredor com outras pessoas e eles estão aí, lixando do nosso lado. Não tiraram ninguém daqui. Mesmo com a porta fechada, a poeira passa por baixo”, disse uma terceira paciente.

 

Segundo informações conseguidas com fontes de dentro do hospital, a obra começou há pouco tempo e não tem prazo definido para conclusão. Até lá, pelo jeito, quem estiver pelos corredores do João Paulo II vai ter que sofrer e respirar muita poeira por mais alguns dias ou semanas.

 

 

Explicações

 

Horas depois da publicação desta reportagem, por volta das 09 da noite desta quarta-feira (19), a Sesau enviou uma nota e fotos à redação do Rondoniaovivo, que será publicada na íntegra:

 
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) vem prestar esclarecimentos a toda população sobre as obras realizadas na enfermaria do Hospital João Paulo II, especialmente em locais com proximidade a pacientes internados.
 
 
Em referência ao vídeo no qual uma paciente ou acompanhante denuncia o tratamento dos profissionais da revitalização no local, a secretaria informa:
 
- As normas de segurança que protejam os usuários da unidade de saúde são o principal objetivo em uma prestação de serviço desta finalidade. Em especial as salas em reforma precisam estar com as portas fechadas e janelas abertas assim assegurando também a salubridade dos trabalhadores frente a exposição a poeira e odores dos solventes utilizados. Desde modo, o hospital se prontifica a averiguar se houve falha humana ou não cumprimento das normas que asseguram aos pacientes uma condição adequada durante sua internação.
 
- A equipe de reforma está empenhada a terminar a revitalização o mais rápido possível para minimizar desconfortos aos usuários do serviço. Ademais, todo o processo de reforma está sendo acompanhado pela Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e conjuntamente pela gerência de enfermagem e CCIH desde hospital visando minimizar situações incômodas aos pacientes deste serviço de saúde.
 
 
A Sesau ressalta ainda, que os serviços dessa enfermaria já foram concluídos e que os pacientes já estão retornando. As reformas irão continuar, porém na parte externa da unidade. 
 
- A Sesau se coloca à disposição de pacientes e acompanhantes para monitorar sugestões ou críticas, haja vista que neste período de transição até o novo Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho, a pasta buscará a melhor qualidade possível à população.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS