RONDÔNIA: Policia deve usar bodycam e câmeras nas viaturas da PM, defende MP

O MPRO defende o uso desses equipamentos como uma estratégia que pode diminuir a violência do policial nas ações diárias

RONDÔNIA: Policia deve usar bodycam e câmeras nas viaturas da PM, defende MP

Foto: ILSUTARTIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Criminalidade – GAECRI, Promotora de Justiça Fernanda Alves Pöppl se reuniu hoje (12/07) com o Corregedor-Geral da Polícia Militar, Tenente Coronel França, no Comando da PM em Porto Velho.
 
A visita foi institucional de cortesia e também ocorreu em  sequência a  conversas anteriores. A Promotora também tratou de dois assuntos importantes referentes a atuação policial.  O principal deles foi em relação ao uso de “bodycam”, as câmeras corporais, pelos policiais militares nas abordagens e câmeras nas viaturas.
 
O MPRO defende o uso desses equipamentos, conforme explicou a Promotora de Justiça, com uma estratégia que pode diminuir a violência do policial nas ações diárias, bem como proteger os agentes da lei de quaisquer acusações, como abusos na atuação.
 
“Ja existem estudos  que apontam  que o uso da bodycam  ajuda a reduzir a letalidade e a violência policial”, explicou a Coordenadora do GAECRI, reforçando que o referido equipamento também reduz a resistência de pessoas no momento da prisão.
 
O estado de São Paulo, que já utiliza, registrou uma redução de 87% nas ocorrências de confrontos armados, conforme levantamento da Secretaria de Segurança Pública daquele estado.
 
Outro assunto tratado na  reunião, que também está sendo alinhavado pelo MP, por meio do GAECRI e Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial e Fiscalização da Execução Penal – GAESP,  foi a questão do ingresso de policiais em domicílios sem mandado judicial,em casos de fundada suspeita do consentimento de infrações penais, que têm sido objeto de inúmeras decisões judiciais
 
A Promotora de Justiça esteve acompanhada pelo sub-Coordenador da Gabinete de Segurança Institucional (GSI)  Tenente Coronel Philippe Rodrigues Menezes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS