RECLAMAÇÕES: MP deflagra fiscalização na Policlínica Ana Adelaide e UPA da Zona Leste

A fiscalização fez diversas diligências, em dias e horários diferentes, contemplando inclusive o período noturno

RECLAMAÇÕES: MP deflagra fiscalização na Policlínica Ana Adelaide e UPA da Zona Leste

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Oficiais de diligências e técnicos do Núcleo de Atividades Extrajudiciais, atendendo a ordem de missão da Promotoria da Saúde do Ministério Público de Rondônia, promoveram a fiscalização de duas unidades de saúde municipais da capital.
 
A Policlínica Ana Adelaide e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste foram os alvos do trabalho, em função de serem as que vêm recebendo, desde o ano passado, o maior número de reclamações junto ao MPRO, no que se refere a deficiências na prestação de serviço.
 
No dia 28 de abril, o Painel Político mostrou o drama dos pacientes que aguardavam atendimento na Ana Adelaide. Muitos choravam pela falta de médicos e ameaçavam chamar a polícia.
 
A fiscalização fez diversas diligências, em dias e horários diferentes, contemplando inclusive o período noturno. Foram verificados principalmente os plantões das equipes das unidades, com checagem no cumprimento das escalas de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores.
 
Foram constatadas diversas situações irregulares, como troca de plantão entre profissionais, sem seguir o que determina a legislação. A equipe também detectou ausência de alguns profissionais, atrasos no cumprimento de jornada de trabalho e outras situações que podem caracterizar faltas funcionais.
 
Tais situações se refletem na morosidade do atendimento a população que depende desse serviço de saúde. Conforme explicou a promotora de Justiça Rosângela Marsaro Protti, os servidores públicos devem obedecer às regras da administração pública. Ela pontuou que a supremacia do interesse público sobre o privado sempre deve ser observada.
 
A equipe responsável pela fiscalização está concluindo o relatório sobre a atuação, para que a Promotoria da Saúde possa adotar as providências que julgar necessárias, como a cientificação à Secretaria de Saúde, para que sejam feitas as ações pertinentes, visando corrigir esses problemas e, assim, ofertar um atendimento de melhor qualidade à população.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS