ENSINO PRESENCIAL: Acadêmicos da UNIR sofrem no transporte coletivo em retorno às aulas

Aulas presenciais na Unir retornaram ontem e muito alunos têm tido dificuldades para chegar na universidade

ENSINO PRESENCIAL: Acadêmicos da UNIR sofrem no transporte coletivo em retorno às aulas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), lançou nota de repúdio na última segunda-feira (25), sobre a situação da linha Campus Unir, que leva os estudantes até o centro universitário. Ontem, apenas um ônibus fazia o trajeto, hoje (26), mais dois micro-ônibus passaram a atender a frota, mas mesmo assim não foi o suficiente.
 
A nota da entidade afirma que a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) não cumpriu com o acordo de atender a comunidade acadêmica. Por isso, muitos dos estudantes deixaram de ir à universidade.
 
“No primeiro dia de retorno presencial na UNIR, vários estudantes chegaram atrasados ou se recusaram a arriscar suas vidas utilizando um transporte com risco sanitário em vistas da covid-19”, diz um trecho do comunicado.
 
Quem também se pronunciou foi a Universidade Federal de Rondônia. Em nota, a Unir disse que já havia contatado a Semtran em dezembro de 2021 sobre a necessidade do transporte coletivo para a comunidade acadêmica.
 
No documento, a Unir afirma que por “questões de ordem técnica na empresa tornou necessário o adiamento, disponibilizando apenas um ônibus” no primeiro dia de aula.
 
Após os manifestos, a Semtran aumentou a frota com mais dois veículos, porém, esses são micro-ônibus, o que não é suficiente para atender a demanda. 
 
Ainda nesta terça, a Unir afirmou ao Rondoniaovivo que já contatou a Semtran para regularização do serviço a partir de quarta-feira (27). O pedido da universidade é disponibilização de três ônibus grandes para que comportem os acadêmicos.
 
O que diz a Semtran?
 
O Rondoniaovivo entrou em contato com a Semtran. De acordo com o secretário interino, Victor de Oliveira, ainda hoje, no período vespertino, a pasta substituirá um dos micro-ônibus e passará a oferta dois ônibus grandes e um menor. 
 
Segundo o secretário, cada ônibus padrão cabe em torno de 120 passageiros e o micro-ônibus 70% desse número, que totaliza 84 pessoas.
 
O secretário afirmou ainda que a persistência com o micro-ônibus é para estudo da demanda. Caso seja necessário, irá substituí-lo por um grande.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS