REPOSIÇÃO SALARIAL: Sindsef realiza reunião com a base para tratar sobre greve geral

O presidente do Sindsef/RO, Mário Jorge Souza de Oliveira afirmou que o sindicato está preparado para contribuir com o movimento de mobilização em Brasília

REPOSIÇÃO SALARIAL: Sindsef realiza reunião com a base para tratar sobre greve geral

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO realizou na tarde da última quinta-feira (24/03), reunião ampliada para informar sobre os indicativos de greve da campanha salarial que reivindica a reposição de 19,99%, referente ao atual governo, ouvir os delegados de base, os representantes de todas as categorias e definir as melhores estratégias de luta. O presidente do Sindsef/RO, Mário Jorge Souza de Oliveira afirmou que o sindicato está preparado para contribuir com o movimento de mobilização em Brasília.
 
“Estamos em estado de guerra. Quando assumi o Sindsef em 2020, teve uma coisa que jamais deixaria de fazer, que é recolher 5% do fundo de reserva para luta sindical. Temos recurso para mandar caravanas à Brasília, porém, estamos discutindo a melhor forma de fazer – lá”, explicou Mário Jorge ao encerrar a reunião.
 
Após ouvir a base, o encaminhamento sobre as alternativas de deslocamento de caravanas, a organização de atividades do movimento grevista dentro do estado de Rondônia e/ou a contribuição do Sindsef para o deslocamento de estados mais próximos de Brasília, a decisão será definida nesta sexta-feira (25/03), em reunião da Diretoria Executiva, conforme rege o Estatuto da Entidade.
 
 
Durante a reunião, o secretário geral do Sindsef/RO, Abson Praxedes, juntamente com os diretores Almir José (Saúde), Reneide Martins (Meio Ambiente) e Pedro Vilson (Administração) que estiveram na última na semana em Brasília, informaram sobre a avaliação do movimento sindical e o andamento da campanha salarial.
 
Na reunião, os servidores federais foram alertados de que este é um momento muito importante, pois se não houver concordância do Governo Federal sobre a recomposição, a possibilidade de negociação somente poderá ser feita em 2024, em atenção a legislação eleitoral.
 
No dia 16/03, as representações da Condsef/Fenadsef e do Fórum reuniu todas as confederações e deu intimado ao Governo Federal, anunciado que caso não houvesse resposta até o dia 23 de abril, seria iniciado movimento grevista. Em resposta à vigília permanente das entidades sindicais em Brasília, enfim, no último dia 22/03, representantes do Ministério da Economia aceitaram a receber a comissão, porém com a alegação de que não há espaço no orçamento da União para conceder reajuste.
 
“Nossa representação fez com firmeza esse diálogo inicial. Não houve contraproposta e o Governo ficou de dar uma resposta até dia 1 de abril, se vai abrir para diálogo ou não”, destacou Abson Praxedes ao observar que dia 4 de abril é a data máxima para comunicar o orçamento ao Congresso.
 
 
Relembre as conquistas das últimas greves:
 
Em 2009 – fruto de diálogo com a mesas de negociação, o movimento sindical conquistou a incorporação da GAE (representante aumento de 283%) no vencimento básico;
 
Em 2012 – greve de 70 dias resultou em reajuste de 15% sobre as gratificações para os servidores que estavam na ativa;
 
Em 2015 – greve de 60 dias conquistou reajuste linear no vencimento básico de 10,5%, em duas parcelas  incorporação da GAE ao vencimento e a paridade de servidores ativos e aposentados.
 
O Movimento sindical é importante e dá resultados!
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS