ALERTA: Severidade das chuvas exige atenção para segurança com rede elétrica

Mesmo sem risco de alagamento, bolsões de água e rompimento de cabos por queda de árvores e descargas elétricas são efeitos da chuva que impactam segurança e fornecimento

ALERTA: Severidade das chuvas exige atenção para segurança com rede elétrica

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com os rios da Bacia do Rio Madeira, que engloba o Guaporé, Mamoré, Abunã, Madeira e Ji-Paraná, dentro da normalidade para o período, os riscos de transbordamento estão distantes. As fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias e são comuns nessa época do ano podem, porém, provocar alagações pontuais, sem falar nos efeitos de ventos e descargas elétricas.
 
 
Todos esses são fatores de risco para a rede elétrica monitorados em tempo real pela Energisa para garantir o menor transtorno possível para os clientes, mas que exigem também a atenção dos clientes para evitar acidentes.
 
 
Lenildson Santos, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Rondônia, lista os principais impactos das chuvas envolvendo a rede elétrica. O aumento de descargas elétricas pode provocar curto-circuito e falta de energia.
 
 
 
 
“Os ventos fortes quebram galhos e até provocam quedas de grandes árvores que rompem os cabos de energia. Também é comum surgirem atoleiros e o transbordamento de riachos e alagamentos das vias, especialmente nas áreas rurais, dificultando a chegada das equipes das manutenções em áreas mais distantes”, afirmou ao lembrar que os colaboradores são orientados a reduzir a velocidade e observar as condições das ruas e pontes para preservar a segurança.
 
 
A orientação é que os moradores estejam atentos ao alagamento de ruas, mesmo em áreas distantes de rios e lagos. “As chuvas de Rondônia são caracterizadas como intensas e em pequenos períodos. Volume expressivo que nem sempre a drenagem consegue dar vazão em pouco tempo. Se a água alcançar a altura da rede elétrica ou mesmo dos padrões de energia, podem acontecer acidentais, inclusive, fatais”, alertou.
 
 
A última cheia do Rio Madeira aconteceu em 2019 com 13,6 metros.
 
 
A Energisa conta com plano especial de atuação durante o inverno amazônico, monitorando a intensidade das chuvas, suas localizações e o nível de rios junto à Defesa Civil. Há uma linha de contato direto entre as instituições para casos emergenciais em que seja necessário o desligamento do fornecimento.
 
 
 
 
O coordenador lembra, que caso a água tenha entrado no imóvel, é preciso estar atento às tomadas e cabos dos eletrodomésticos, pois a água é um condutor de eletricidade.
 
 
“Notou que a água já está no nível da calçada, então é hora de retirar os eletrodomésticos da tomada e desligue o disjuntor do medidor de energia. Levante os eletrônicos para evitar danos e busque um lugar seguro. Sua vida e dos familiares são mais valiosas do que os objetos”, alertou.
 
 
Caso o morador identifique alguma situação de perigo envolvendo a rede elétrica, é preciso que ele informe imediatamente a Energisa pelos canais digitais de atendimento para envio de equipamentos de manutenção.
 
 
O serviço está disponível 24 horas por dia no WhatsApp Gisa (69) 9358-9673, aplicativo Energisa On, www.energisa.com.br ou call center 0800 647 0120.
 
 
 
Confira outras dicas para evitar acidentes com água e energia elétrica:
 
Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger durante as enchentes;
 
Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;
 
Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;
 
Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos;
 
Fique distante de cabos partidos e informe à Energisa imediatamente pelos canais de atendimento; 
 
Evite ficar próximo de estruturas altas com torres de telefone ou de energia elétrica; 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS