ESQUECIDOS: Procon orienta sobre consulta e resgate de valores a receber

Pelo menos 79 mil pessoas já resgataram quase R$ 1 bilhão, segundo dados do Banco Central

ESQUECIDOS: Procon orienta sobre consulta e resgate de valores a receber

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Programa de Orientação e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon) orienta os consumidores rondonienses (clientes de bancos) a procurarem o órgão em caso de dúvidas quanto ao uso da ferramenta disponibilizada pelo Banco Central para consulta e resgate de valores a receber esquecidos em bancos.
 
 
Destaque-se que em virtude da sobrecarga de acesso ao site do Banco Central, a página do Sistema Valores a Receber (SVR), que indica quantias “esquecidas” por clientes em bancos, só retornará ao ar no dia 14 de fevereiro, conforme informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) na quinta-feira (27).
 
 
De acordo com o coordenador estadual do órgão de defesa do consumidor de Rondônia, Ihgor Rego, a estimativa do Banco Central é que haja cerca de R$ $ 8 bilhões disponíveis para 24 milhões de pessoas e empresas, entre elas milhares de rondonienses, e por isso o Procon pede às pessoas que tiverem dúvidas para formalizar o requerimento ao BC, que busquem orientação do órgão pelos telefones 151 e 98491-2986 (WhatsApp) e ainda no endereço eletrônico www.procon.ro.gov.br, que dispõe de toda orientação aos consumidores.
 
 
Ihgor Rego informou que, embora seja simples, a utilização da ferramenta pode causar algum tipo de problema e gerar dúvidas, visto que o sistema está, inclusive, suspenso temporariamente em virtude da expressiva demanda por informações dentro do site do BC.
 
 
 
Ele explica que o banco disponibilizou o acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR), e por meio dele o cidadão consegue ter acesso ao registro de valores esquecidos em uma conta bancária, e fazer o pedido de devolução desses valores. “Dessa forma o Procon está à disposição para orientar na adoção dessas medidas”, disse.
 
 
CAMINHO DO DINHEIRO
 
 
A consulta é feita no site do Banco Central, na página “Minha Vida Financeira”, usando apenas o CPF ou CNPJ. Nela vai aparecer tudo que estiver em nome pessoa ou da empresa em todos os bancos. Daí em diante basta seguir o passo a passo no site do BC, que orienta didaticamente um roteiro para a consulta e o resgate dos valores.
 
 
De acordo com o Banco Central qualquer pessoa pode obter as informações sobre sua vida financeira, usando apenas o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), bastando para tanto que acesse a plataforma “Minha Vida Financeira” https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira?bc=, clicando na subseção “Valores a Receber”; role a página até o final e clique em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.
 
 
Clique em “Iniciar consulta” e coloque o número do CPF ou CNPJ; assim, se tiver dinheiro a receber, essa informação aparecerá na tela. Se não tiver é só encerrar a consulta; já se houver valores disponíveis é preciso checar em que banco eles estão. Isso é feito através do “Registrato”, portal do Banco Central, acessando https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/01/25/valores-a-receber-banco-central-dinheiro-esquecido bancos.htm?cmpid=copiaecola.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS