CES: Sindsef tem nova conselheira representante no Conselho Estadual de Saúde

Empossada nesta terça-feira (14/12), a servidora pública federal, Mária Francineia Benigno dos Santos é a nova representante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO, no Conselho Estadual de Saúde.

CES: Sindsef tem nova conselheira representante no Conselho Estadual de Saúde

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sindsef/RO integra o Conselho Estadual de Saúde, como entidade representativa dos trabalhadores em saúde pública. Maria Francineia é atual coordenadora do Núcleo de Endemias do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI Porto Velho. Há seis anos, o Sindsef/RO era representado pelo servidor Ernildo Célio Pascoal da Silva. A diretora Flávia Hiromi Takahashi prestigiou a solenidade de posse (na foto à esquerda).
 
O CES é composto por 24 entidades sendo: 25% segmento gestor, 25% segmento trabalhador e 50% usuário do SUS. Tem a atribuição e finalidade de:
 
I – atuar na formulação de estratégia e no controle da execução das Políticas de Saúde, na esfera do Governo Estadual, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros;
 
II – estabelecer diretrizes a serem observadas na elaboração dos Planos de Saúde, em função das características epidemiológicas e da organização dos serviços;
 
III – aprovar o Plano Estadual de Saúde;
 
IV – propor critérios para programação e para a execução financeira e orçamentária do Fundo Estadual de Saúde – FES, aprovando e acompanhando a movimentação e o destino dos recursos;
 
V – acompanhar a transferência e aplicação de recursos aos Municípios, consignados ao Sistema Único de Saúde – SUS;
 
VI – aprovar os critérios e valores para remuneração de serviços e parâmetros de cobertura assistencial para o Estado;
 
VII – propor critérios para a definição de padrões e parâmetros assistenciais em nível Estadual;
 
VIII – supervisionar e fiscalizar a atuação dos setores públicos e privados da área de saúde;
 
IX – acompanhar o processo de desenvolvimento e incorporação científica e tecnológica na área de saúde, visando a observação de padrões éticos compatíveis com o desenvolvimento sócio-cultural do Estado; e
 
X – articular-se com a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, quanto à criação de novos cursos de Ensino na área de saúde, no que concerne à caracterização das necessidades sociais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS