Hoje (1), foi realizada coleta de doadores de medula óssea na Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (ALE), entre alunos que participam dos diversos cursos, instrutores, diretores e demais servidores. Além da coleta, foram distribuídos panfletos informativos sobre a importância da doação de sangue e realizado cadastramento para doação.
É fundamental que a população seja bem informada sobre a importância da doação de órgãos, que salva vidas. No período de 14 a 21 deste mês de dezembro teremos a Semana Nacional de Doação de Órgãos, por isso a mobilização para sensibilizar a população.
A doação de órgãos, principalmente de medula óssea, é uma ação simples, que não necessita de intervenção cirúrgica nem de anestesia. Os riscos são praticamente inexistentes, pois somente 10% da medula óssea é retirada e, dentro de uma semana a medida doada é recomposta.
O presidente do Instituto Nacional de Apoio a vida-Invida, Lindberg Oliveira durante aproximadamente uma hora falou aos alunos, que participam dos cursos durante a semana, servidores, diretores e instrutores da escola. Também foi apresentado vídeo argumentando sobre a importância de se doar órgãos, principalmente medula óssea, que em certos casos o processo de compatibilidade pode chegar a um a cada 100 mil pessoas de cada região.
A frase da campanha da semana de doação, alertando que “doar órgãos é o mesmo que multiplicar vidas”, segundo o diretor-geral da escola, Fábio Ribeiro, espelha a sua relevância e deve ser aderida pela população, “pois nada é mais gratificante que garantir a vida a uma pessoa”.