Em todas as regiões de Porto Velho, moradores de bairros mais distantes se acostumaram com buracos e muita lama nos meses do inverno, além da poeira na época da seca.
Mas, para famílias da Rua Abacateiro, entre as Ruas Miguel Calmon e Pau Ferro, no bairro Cohab, zona Sul de Porto Velho, o problema surgiu após obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para instalação de uma rede de esgoto, realizada ainda no mês de agosto deste ano.
Passados quase quatro meses dos trabalhos, sobram reclamações e risco de acidentes para quem utiliza a via, que é bastante movimentada.
“Vocês chegaram em um dia bom. Uns dias atrás, essa rua estava só lama e a buraqueira. Ruim pros carros e motos passarem. Risco de acidente pros ciclistas, já que o barro fica fundo. Dá diferença de quase um palmo do asfalto. Terrível essa situação e ninguém faz nada”, desabafou José Raimundo Siqueira, dono de um pequeno mercadinho na Rua Abacateiro.
Além dos transtornos causados pela obra que ainda não terminou, o trânsito é afetado, pois o rasgo no asfalto começa na lateral e segue pelo meio da via.
Realmente, quando a reportagem do Rondoniaovivo esteve no local, no último domingo (07), parecia que dias antes jogaram barro, que melhorou um pouco a situação.
“Fica difícil até pra entrar em casa e colocar o carro na garagem. Tem hora que o povo vai mais pro canto da rua, com risco de pegar o pessoal que anda de bicicleta ou à pé. Aí, depois vai pro meio e atrapalha quem vem na mão contrária. Um caos”, lamentou a dona Rosalva Félix, moradora da região.
Promessa
O Rondoniaovivo entrou com o setor do DER responsável pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que está instalando a rede de coleta de esgoto em Porto Velho.
De acordo com o responsável, Gilson Moraes, as obras na Rua Abacateiro não foram iniciadas pela falta de asfalto na cidade e que ainda esta semana, a via seria recuperada.
“Conversei com o Paulo Henrique, do consórcio Mam&Cozatel, e ele me disse que faltou a massa asfáltica na cidade. Como já chegou para eles e estão aquecendo, a previsão para começar os trabalhos seria na próxima quinta-feira (11)”, disse ele.