A Campanha de Multivacinação em Porto Velho foi prorrogada até o próximo dia 15. Até lá, todas as unidades básicas de saúde do município atenderão das 8h às 18h oferecendo as vacinas do calendário regular para crianças e adolescentes até 15 anos de idade.
“Infelizmente não atingimos a meta da campanha. Isso significa que não estamos cobertos e protegidos das doenças que atingem este grupo. Com a cobertura vacinal completa, teremos proteção garantida na comunidade”, ressalta Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinados ou que estão com esquemas vacinais incompletos. O objetivo é reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis, como a poliomielite, a meningite e hepatites.
A Prefeitura Municipal orienta os pais para que levem os filhos, juntamente com a carteira de vacinação, aos postos de saúde, para atualizar as doses que estejam em atraso.
Para o Ministério da Saúde, a meta da campanha é aumentar a proteção contra as doenças imunopreveníveis, e evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.