CUIDADOS: Prefeitura lança a campanha “Não esqueça a hanseníase”

Orientação e atividades preventivas serão oferecidas para eliminar a doença

 CUIDADOS: Prefeitura lança a campanha “Não esqueça a hanseníase”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Prefeitura de Porto Velho lança, na próxima segunda-feira (4), às 9h, no auditório do Teatro Estadual Palácio das Artes, a campanha "Não esqueça a Hanseníase”, para difundir as inciativas voltadas para a eliminação da doença.
 
O lançamento da campanha prossegue à tarde, no Espaço Alternativo, a partir das 17h. A programação inclui, ainda, capacitação para os servidores da saúde, visando aprimorar os atendimentos nos contatos domiciliares.
 
O evento vai contar com a presença do coordenador nacional do Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, da Miss Brasil Mundo, Caroline Teixeira, porta-voz da campanha, e de autoridades locais.
 
PELE
 
A hanseníase afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
 
Há cura para a hanseníase, mas, se não for tratada, pode deixar sequelas. Em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, visando que a doença deixe de ser um problema de saúde pública.
 
A doença pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência física.
 
TRANSMISSÃO
 
A transmissão se dá através da convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 90% da população têm defesa contra a doença. O período de incubação (tempo entre a aquisição a doença e da manifestação dos sintomas) varia de seis meses a cinco anos. A maneira como ela se manifesta varia conforme a genética de cada pessoa.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS