LEI: Empresário de RO não pode utilizar bandeira do Brasil em embalagens

Apesar do sucesso e das várias manifestações de apoio o empresário teve que retirar das embalagens a figura com a bandeira brasileira

LEI: Empresário de RO não pode utilizar bandeira do Brasil em embalagens

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Frigorifico Frigocal do Munícipio de Cacoal em Rondônia, recebeu uma notificação da Agencia de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado – Idaron. A Nota da Agencia recomendou ao Frigorifico a retirada de suas embalagens a figura da bandeira do Brasil. O Motivo seria a infração da Lei Federal de nº 5.700, de 1971. A Lei proíbe o uso de Símbolos nacionais em embalagens.
 
 
A ideia de utilizar a figura da bandeira brasileira veio do proprietário do frigorifico. Emilio Olsen, tinha a intenção de fazer uma homenagem ao Brasil, em comemoração ao dia da Independência. "Colocamos a bandeira do Brasil em comemoração ao Sete de Setembro e tivemos uma repercussão muito boa ", revela o empresário.
 
 
Apesar do sucesso e das várias manifestações de apoio o empresário teve que retirar das embalagens a figura com a bandeira brasileira.  Emilio aceitou com parcimônia: "Sou fiscalizado pela Idaron, da qual recebi a notificação! Pois a lei que não permite a utilização da bandeira é federal, então a Idaron foi correta. Existe uma lei que proíbe que se coloque bandeira em embalagens primárias, concordamos”, explicou.
 
E ainda acrescentou: "Então, fomos notificados que não poderíamos continuar com esse procedimento e paramos de imediato. Recebemos várias manifestações de pessoas e instituições nos parabenizando pelo ato patriótico, mas como somos seguidores e respeitadores da lei paramos de imediato", aponta o responsável pela empresa que está habilitada para a comercialização e distribuição de carnes com osso e carnes desossadas em geral para todo o país.
 
Confira a Lei:
 
A  lei nº 5.700, de 1971, que determina as formas de apresentação e utilização dos símbolos nacionais, a bandeira, o hino, as armas e o selo, foi assinada pelo presidente Emílio . Conforme o Artigo 31, contido no capitulo V: São consideradas manifestações de desrespeito à bandeira nacional, portanto proibidas:
 
I - Apresentá-la em mau estado de conservação.
 
II - Mudar-lhe a forma, as cores, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições;
 
III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;
 
IV - Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.
 
IV - Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS