Enfim, uma boa notícia para começar a semana: as chuvas fortes em várias partes de Rondônia contribuíram para dar um refresco na temperatura, poeira e fumaça. Também ajudaram a diminuir as queimadas em muitas regiões.
Nesta segunda-feira (30), segundo o site
Monitoramento Rural, foram registrados 977 pontos de fogo no estado. Quase a metade dos 1.824 focos de queimadas do último sábado (28).
Se compararmos com a sexta-feira (27), os números são ainda mais surpreendentes: 1.986 a menos, já que naquele dia eram 2.963 locais de queimadas.
É um alento em meio há quase dois meses em que os dias se passaram com muita fumaça, causando diversos problemas de saúde e a falta de visibilidade para motoristas e pilotos de aviões.
Mas está bem longe das queimadas estarem no fim, já que o auge do uso do fogo para limpar áreas desmatadas é o mês de setembro, que já está bem próximo de iniciar.
Campeões
Apesar de menos locais com fogo, os primeiros lugares não se alteraram: Porto Velho (406), Candeias do Jamari (111), Nova Mamoré (75) e no quarto lugar, uma alteração – sai Cujubim e entra Corumbiara, com 58 pontos de queimadas.
Já na “boa lanterna” daqueles que estão com poucos pontos de fogo estão Santa Luzia D’Oeste, Costa Marques, Monte Negro e Presidente Médici, com apenas 1 queimada.
Confira a plataforma do Monitoramento Rural: