GUERRA DE ÁGUA E SABÃO: O dia em que o prédio da OAB/RO foi ‘lavado’

Não se tem notícia de outro prédio da OAB no Brasil que tenha sido ‘lavado’

GUERRA DE ÁGUA E SABÃO: O dia em que o prédio da OAB/RO foi ‘lavado’

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A OAB/RO (Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia) está se preparando para nova eleição de seu presidente para o triênio 2022/2024.
 
Como em todas as eleições da OAB/RO, a campanha não se restringe ‘aos muros’ da entidade. Os advogados colocam a campanha na rua, envolvendo toda a comunidade. E pela sua importância social, a eleição da ‘Ordem’ sempre dá um parâmetro de como anda a percepção da nossa sociedade sobre justiça social e combate a corrupção.
 
Em Rondônia, até o momento, dois reconhecidos profissionais rondonienses colocaram seus nomes à disposição: os advogados Marcio Nogueira e Zênia Cernov. Ambos já estão em declarada campanha nas redes sociais e também na rua. Não é difícil encontrar um carro adesivado no trânsito de Porto Velho.
 
BRIGA DE ÁGUA E SABÃO
 
Por suas intervenções na sociedade, a OAB/RO sempre acaba sendo protagonista de atos públicos. 
 
Num destes embates políticos, uma ação da OAB/RO pedindo moralização na ALE/RO e depois, a Assembleia Legislativa reagindo com mesmo padrão de ato público entrou para a história da advocacia brasileira.
 
Em 19 de junho de 2012, deputados estaduais acompanhados de assessores foram até a porta da entidade em Porto Velho e com ajuda de um caminhão pipa, sabão e vassouras, lavaram a calçada e fachada do prédio. Veja vídeo:
 
 
Na época, o presidente era o advogado Hélio Vieira, esposo e sócio da advogada Zênia, uma das atuais postulantes ao cargo maior da OAB/RO.
 
Helinho como é mais conhecido pelos amigos tinha como desafeto o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho. Apesar de ambos terem sido amigos quando o deputado era militante do PT e Hélio, advogado do Partido dos Trabalhadores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia(Sintero), ambos trocavam farpas publicamente.
 
LAVANDO A ALE/RO
 
Tudo começou quando o então presidente da Ordem, acompanhados de amigos, foi à porta da Assembleia Legislativa lavar as calçadas do parlamento por conta da Operação Termópilas. (Saiba mais aqui).
 
Os advogados liderados pelo seu presidente, advogado Hélio Vieira, na época pediam a cassação do deputado estadual Valter Araújo, que se encontrava preso. Pediam moralidade e agilidade dos outros deputados para cassar Araújo.
 
TROCO
 
 
Pouco tempo depois, com noticia de uma investigação do CNJ – Conselho Nacional de Justiça em advogados de Rondônia, os deputados deram ‘o troco’. E foram lavar a calçada e fachada da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia.
 
Segundo declarações de Hermínio na época, a lavagem se fazia necessária para exigir punição a advogados que estariam envolvidos no escândalo dos precatórios dos trabalhadores em educação, revelado pelo Conselho Nacional de Justiça.
 
Vale lembrar que este é o maior precatório do Brasil: cerca de dois bilhões de reais. Na época com suspeita de ter sido inflado por cálculos maliciosos por serventuários da Justiça em conluio com advogados.
 
Como Hélio Vieira era um dos patronos da ação e também presidente da entidade, para os envolvidos no ato público contra a OAB/RO, era o momento certo para dar o ‘troco’. E assim fizeram, lavaram a fachada e calçada do prédio na Rua Paulo Leal pedindo moralização.
 
Vale ressaltar que a OAB/RO não era citada nas investigações, mas o fato de um dos suspeitos ser o presidente da Ordem, ensejou o ato que desmoralizou a entidade na época. Não se tem notícia de outro prédio da OAB no Brasil que tenha sido ‘lavado’
 
DEPUTADO DÁ SUAS RAZÕES
 
Em declaração a imprensa, Hermínio disse: “Durante as investigações e sessões para a cassação de deputados estaduais envolvidos na Operação Termópilas, a OAB, tendo a frente o seu presidente Hélio Vieira, foi na frente da Assembleia Legislativa lavar as calçadas contra os desmandos do ex-presidente Valter Araújo (PTB). A ação surtiu efeito e o Valter foi cassado”, disse Hermínio.
 
Segundo publicações, o presidente da Casa de Leis também sugeriu ainda que, para assegurar mais transparência ao processo de investigação, o presidente da Ordem deveria renunciar. 
 
“A OAB sempre está junto na luta contra a corrupção e um fato lamentável como esse não pode manchar a imagem combativa da Ordem”, completou.
 
Na época, antes da lavagem, o advogado e presidente da OAB/RO, Hélio Vieira, concedeu entrevista ao portal O Observador onde deu suas considerações sobre a lavagem que ainda iria acontecer – Confira aqui. https://www.youtube.com/watch?v=nZF9yPGvtHg
 
Posterior, com a publicação de uma nota da Ordem, assinada pelo tesoureiro na época, que a entidade não era alvo de investigação do CNJ, o assunto deu uma esfriada e ficou por isso mesmo. Um lavou a calçada do outro. E a vida seguiu.
 
ELEIÇÕES DA ORDEM
 
Na segunda quinzena de novembro deste ano, ocorre novas eleições na entidade. Até lá, muita campanha ainda será feita nas redes sociais. O que se espera é que a OAB/RO nunca mais passe pelo vexame de ter sua fachada lavada por políticos. 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS