Uma importante área de preservação ambiental está totalmente ameaçada devido à ação do fogo que está destruindo uma das mais ricas regiões em fauna e flora de Rondônia. Estamos nos referindo a Floresta Nacional de Jacundá, localizada no norte do estado, entre os municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.
Segundo o site
Monitoramento Rural, nesta segunda-feira (16) foram detectados nessa floresta 260 focos de incêndios. Essa flona possui 220.644 hectares e foi criada em dezembro de 2004.
Plataforma Monitoramento Rural
A flona há tempos vem sofrendo ameaças de madeireiros e grileiros que apesar das ações de repressões feitas pelos órgãos de fiscalização, continuam na reserva. Eles já chegaram ao cúmulo de criar um canal no Youtube, chamado ‘Jacundá – A Terra Prometida’, onde orientam a ocupação das terras pertencentes à floresta.
A Floresta Nacional do Jacundá é parte do bioma amazônico e local de grande diversidade ambiental e cultural. Nela existem várias nascentes dos afluentes do Rio Madeira e espaço de sobrevivência de comunidades tradicionais.
Próximo a reserva de Jacundá está outra floresta nacional, a do Jamari. Essa, segundo o
Monitoramento Rural, nesta segunda-feira (16), não apresentava, por enquanto, sinais de queimadas em seus 220 mil hectares. Ela se localiza entre os municípios de Cujubim e Itapuã do Oeste.
Confira em tempo real a Plataforma do Monitoramento Rural: