O grupo Narcóticos Anônimos realiza um trabalho de apoio à pessoas que precisam de ajuda para deixar as drogas. A associação reúne ex dependentes químicos para recuperar usuários. O projeto existe há 27 anos.
Em Porto Velho, a iniciativa funciona da seguinte forma: os usuários de drogas que precisam de apoio, procuram o Narcóticos Anônimos e expõe sua necessidade. Os voluntários então incluem os necessitados em reunião coletiva e os convidam para participar. A partir daí, o projeto tem seu início lançado.
A cada semana o grupo participa da reunião e dessa forma, começam a formalizar uma relação interpessoal entre os adictos (dependentes químicos), onde os já recuperados, testemunham suas experiências de vida na intenção de libertar o usuário. O acompanhamento é constante e gratuito.
Segundo um dos envolvidos no projeto, o programa tem resultados positivos. “Eu já estou há mais 16 anos sem usar drogas, mas eu participo de todas as reuniões e sempre estou me fortalecendo”, garante.
De acordo com os voluntários, são divididos dois polos para reuniões. Veja abaixo:
Grupo Reviver
Às terças e quintas, das 20h às 22h.
Localização: Rua Goiás, 500, Tucumanzal (ao lado da Igreja de São João Batista).
Grupo Esperança
Às quartas e sábados, das 19h30 às 21h30.
Localização: Rua Mamoré, sub esquina com Av. Vieira Caúla, ao lado do Centro Social do Bairro Esperança da Comunidade.
Ainda conforme os adictos, o projeto propriamente dito funciona de forma anônima. Quem quiser participar das ações do NA pode entrar em contato pelo telefone 132 e ingressar em uma reunião.