Essa foi a conclusão de um artigo publicado na Revista Nature, uma das mais importantes do mundo em medicina e ciência naturais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rondônia aparece em um estudo da conceituada revista ‘Nature’ como o segundo estado do Brasil, com a maior queda na expectativa de vida. A publicação britânica, especializada em temas de saúde e ciências, afirma que o principal motivo foi a pandemia do coronavírus que já ceifou a vida de mais de 6 mil rondonienses.
Segundo a matéria, Rondônia só perde para o estado da Amazonas, considerado um dos locais onde a pandemia foi mais intensa no país. Após Rondônia, aparecem Roraima e Mato Grosso. O levantamento foi feito com base nos óbitos registrados entre 2020 e janeiro a abril 2021, e mostrou que a expectativa de vida ao nascer caiu no país, em 1,3 anos. Essa queda não era vista desde 2014.
Até junho de 2021, a covid-19 já matou, oficialmente, em todo o mundo 3,7 milhões de pessoas, sendo que dessas 48% foram nas três Américas. O mês de abril foi considerado pela Nature como o mês em que o Brasil registrou o maior número de mortes, desde o inicio da pandemia. Nesse período, nove capitais registraram um fato totalmente atípico na história recente do país, com mais mortes que nascimentos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!