SEM RECURSOS: UNIR informa que pode parar atividades a partir de julho por falta de verba

O motivo foi o corte no orçamento da universidade de quase 20%

SEM RECURSOS: UNIR informa que pode parar atividades a partir de julho por falta de verba

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se manifestou através de nota oficial e ao ser procurada pelo Rondoniaovivo, em relação ao corte orçamentário para 2021 de pelo menos R$ 1 bilhão. Essa informação foi repassada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

 
 
De acordo com a Andifes, o orçamento destinado às universidades federais é 18,16% menor que o destinado em comparação do ano passado. 
 
Com o impacto, será necessário fazer ajustes profundos, que devem reduzir várias ações dessas instituições. Um exemplo, é a capacidade de conceder auxílios estudantis, que são destinados para alunos carentes.
 
 
Essa decisão é uma preocupação para UNIR, pois, segundo a instituição, não haverá como manter despesas básicas. A universidade, segundo a assessoria de comunicação, tem recursos para manter as atividades somente até o final de junho. 
 
 
Sem água e energia
 
Após esse período, será preciso que haja a liberação de 55% do orçamento que foram bloqueados pelo Ministério da Economia. Esses recursos serão utilizados no segundo semestre para despesas fundamentais, como manutenção, segurança, água e energia elétrica. Caso não ocorra essa liberação, parte considerável da universidade precisará ser suspensa.
 
 
Quanto à suspensão de cursos que, no momento, estão sendo lecionados no modo remoto, o assessor de comunicação da Unir, Sandro Colferai, informou que estes não serão afetados pelos cortes orçamentários da universidade.
 
“É possível manter as atividades. Mas, as ações administrativas e de gestão, que estão em modo presencial, seriam bastante afetadas. Além disso, mantida esta situação, não teríamos condições de retomar o ensino presencial”, finalizou.
 
 
 
Confira a nota oficial, abaixo:
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS