12 DE MAIO: Dia da Enfermagem é marcado por desafios na pandemia

Coren-RO irá promover live hoje às 19h nos canais oficiais da instituição

12 DE MAIO: Dia da Enfermagem é marcado por desafios na pandemia

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Dia 12 de maio é comemorado internacionalmente o Dia da Enfermagem. A data também é conhecida como o Dia do Enfermeiro, e visa homenagear o trabalho e a contribuição da categoria para a proteção da saúde da população.

 
No meio de uma pandemia, a função desses profissionais se tornou ainda mais relevante e necessária. Os desafios são diários e os cuidados precisam ser redobrados, devido ao risco constante de contaminação. Por esse motivo, muitos se afastam da própria família para protegê-los, e garantir a melhor atenção aos pacientes. 
 
 
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) informa que, desde o início da pandemia, Rondônia já perdeu 45 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.
 
No Brasil, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a realidade dos mais de 2,4 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem é dura. São jornadas exaustivas de trabalho em ambientes cada vez mais adversos, muitas das vezes, sem estruturas adequadas para assegurar o melhor atendimento aos pacientes. 
 
COREN-RO RESPONDE
 
O Rondoniaovivo procurou a direção do Coren-RO, sobre os desafios que a categoria vem enfrentando na pandemia no Estado. O conselheiro da instituição, Régis Georg, observou que houve um aumento da carga horária de trabalho da categoria. 
 
"As equipes de enfermagem vêm ao longo dos anos, sobrecarregadas, precisando de apoio e reconhecimento. Além de conviver com a falta de condições de trabalho e os baixos salários", desabafou Régis.
 
Régis também destacou as ações que estão sendo organizadas para os profissionais de saúde durante toda a semana, que visam enaltecer o trabalho da categoria.
 
 
ENFRENTAMENTO
 
 
O apoio psicológico aos profissionais de Saúde de Rondônia está sendo dado por instituições como a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), COFEN e demais instituições de saúde. O objetivo é manter a saúde mental desses profissionais, especialmente, nesse momento de pandemia.
 
LIVE 
 
Nesta quarta-feira, às 19 horas, o Coren-RO estará promovendo uma live com o tema “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Pandemia de Covid-19”.
 
Os convidados são o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Carlos Neri da Silva, e a pesquisadora titular da Fiocruz, Maria Helena Machado.
 
Diante do cenário pandêmico e todas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Enfermagem há mais de um ano, a live vai tratar também das necessidades da classe. Para acompanhar basta acessar a página do Coren-RO no Facebook ou pelo Instagram @manoelcneri.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS