ESCLARECIMENTO: Prefeitura de Porto Velho realiza coletiva para tratar da compra de vacinas contra covid-19

A coletiva com a imprensa foi convocada devido à uma operação da Polícia Federal

ESCLARECIMENTO: Prefeitura de Porto Velho realiza coletiva para tratar da compra de vacinas contra covid-19

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Prefeitura de Porto Velho realizará, na manhã desta quinta-feira (22), uma entrevista coletiva para tratar sobre o processo de compra das vacinas contra a Covid-19 para a capital de Rondônia.

 

 
O que motivou é uma operação da Polícia Federal em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e Polícias Civil do Rio de Janeiro e Pernambuco, que está sendo realizada nesta quinta-feira. O alvo da ação policial é uma empresa suspeita de negociar vacinas Oxford/Astrazeneca contra a covid-19, com prefeituras de todo país, mas sem garantir a entrega do produto.
 
 
A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre nessa ação, oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudes em oferta de vacina contra a covid-19. Entre os municípios que receberam oferta da empresa, sediada em Recife, estão Duque de Caxias e Barra do Piraí, no Rio, e Porto Velho. 
 
 
Prefeitura não pagou
 
 
Segundo as investigações, a empresa oferecia cada dose por US$ 7,90 para municípios. No entanto, como as doses de AstraZeneca estão todas destinadas a consórcios internacionais e a governos de países, não há doses remanescentes para serem comercializadas com empresas ou mesmo com estados e municípios.
 
 
A Prefeitura de Porto Velho informa que desde o advento da vacina, está buscando alternativas para a aquisição dos imunizantes a serem usados no combate a pandemia do novo coronavírus.
 
 
Dessa forma, explicou a assessoria de comunicação da prefeitura, foram iniciadas tratativas com investidores, mas sem qualquer tipo de pagamento. Esses investidores viabilizariam a negociação dentro das normas internacionais de importação e exportação.
 
 
Desde o primeiro momento, em atitude transparente, a prefeitura anunciou o processo de maneira ampla à população e aos meios de imprensa, convidando também os órgãos de controle a acompanhar todo o desenrolar das negociações.
 
 
O processo de importação, explicou a prefeitura, prevê a emissão de carta de crédito internacional, cujo valor somente fica à disposição, da empresa vendedora, depois que ocorre a entrega em solo brasileiro e, se tratando de vacinas, depois de avaliado por amostragem os lotes disponibilizados.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS