Cerca de 10 mil máscaras e 5 mil kits de higiene bucal foram entregues em março, nas escolas municipais localizadas na região de Ponta do Abunã. O material será doado aos alunos da educação básica, como reforço na proteção contra a Covid-19 e saúde dentária.
No total, 32 escolas, que ficam próximas da fronteira com o estado do Acre, foram atendidas. Cada estudante recebeu duas máscaras e um kit de higiene bucal.
O trabalho foi realizado pelo Departamento de Saúde Escolar (DSE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e contou com a parceria da Central Única de Favelas (Cufa), por meio do coordenador Herbert Novaes, que doou as máscaras para o município.
“Essas ações fazem parte do cronograma de prevenção à Covid-19, elaborado pela gestão do prefeito Hildon Chaves, com a participação da secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros. Ela dá ênfase à reorganização do espaço escolar e quer preservar, também, a saúde dos gestores, professores e auxiliares escolares”, disse a diretora do DSE, odontóloga Louise Salvador Gaio.
O DSE é o órgão da Prefeitura de Porto Velho responsável por realizar todas as ações voltadas para a saúde escolar no município.
A ação vai reforçar a proteção contra a Covid-19 e saúde dentária
EQUIPE
O DSE atua de forma preventiva nas áreas de oftalmologia, fonoaudiologia, exames de audiometria, entrega de kits para higiene bucal, entrega de próteses oculares e confecção de lentes para atender alunos que necessitam usar óculos, entre outros.
Além de Louise, integram a diretoria do departamento os também odontólogos Marcus Vinícius (gerente da Divisão Médica) e Jean José Dunga, gerente da Divisão de Odontologia.
“O departamento conta com mestres, pedagogas, psicólogas, nutricionistas e ópticos, para que todos os alunos da rede pública municipal, sob a gestão do prefeito Hildon Chaves, tenham atendimento de qualidade”, explicou a secretária Gláucia Negreiros (Semed).