NOVO NORMAL: Home office é desafio para empresas e trabalhadores, diz advogada Aline Silva

Presidente da Associação Rondoniense de Advogados Trabalhistas, Aline Silva, alerta para as novidades do ambiente de trabalho no novo normal

NOVO NORMAL: Home office é desafio para empresas e trabalhadores, diz advogada Aline Silva

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Consolidado em 2020 por causa da pandemia da Covid 19, o home office que já fazia parte do mundo do trabalho, antes da crise do novo coronavírus,  reserva desafios para empresas e trabalhadores.

 
De acordo com a advogada Aline Silva, presidente da Associação Rondoniense de Advogados Trabalhistas, esse horizonte desafiador já foi revelado em pesquisas sobre o tema.
 
 
“Pela relevância da questão que virou rotina no novo normal é sempre necessário trazermos esse debate para haver esclarecimento e consenso de ambas as partes, ou seja, trabalhador e empregador", observa a jurista.
 
 
Segundo ela, toda mudança gera adaptações, e por esse motivo, é pertinente que os funcionários e as corporações estejam preparados, diante das transformações impostas pelo novo cenário.
 
 
Atenta às novidades previstas nas relações de trabalho, a operadora do direito está fazendo especialização em compliance trabalhista que visa a adequação e o cumprimento às leis e em LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.- sempre se precavendo diante de eventuais problemas no ambiente de trabalho. 
 
 
 
 “Não temos que trabalhar como bombeiros e sim atuar previamente para evitar o incêndio”, costuma fazer essa metáfora para explicar a importância de se planejar diante da dinâmica do direito. “Todas as áreas tiveram sua rotina impactadas com a pandemia”, observa ela para citar alguns desafios de quem se viu obrigado a trabalhar em casa.
 
 
Entre os alertas que fez  sobre o home office  estão cuidados com a  saúde do trabalhador (“É importante separar o tempo do ócio e da atividade profissional”)  e sobre as condições de trabalho, como por exemplo,  a capacidade de internet ( “Trabalho remoto exige estrutura condizente com as atribuições dadas pela empresa”).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS