CUIDADOS: Medidas de prevenção devem continuar depois da imunização contra Covid-19

Mesmo após a vacinação, a imunidade completa só acontece cerca de duas semanas depois da administração do imunizante

CUIDADOS: Medidas de prevenção devem continuar depois da imunização contra Covid-19

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Pouco mais de um ano após o início da pandemia do novo coronavírus, a população começa a receber a imunização contra o vírus, que vem sendo aplicada no grupo definido como prioritário. Mas mesmo quem já foi vacinado, deve ficar atento aos procedimentos obrigatórios para prevenção da doença, como ouso máscaras e higienização.
 
 
Em Porto Velho, mais de 69 mil pessoas foram infectadas e mais de 2 mil morreram por complicações do vírus. Para modificar este cenário, além da vacinação, cuidados individuais são necessários para controlar a pandemia.
 
 
A orientação ainda é lavar as mãos com água e sabão, usar álcool 70%, máscara, manter o distanciamento social e evitar aglomeração.
 
 
Se água e sabão não estiverem disponíveis, use álcool 70%. O produto deve ser aplicado adequadamente e esfregado para que atinja toda a superfície. É importante deixar o álcool secar nas mãos”, orienta a médica infectologista Maiara Cristina, médica do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
 
De acordo com a infectologista, a vacinação em massa é a medida ideal para controlar a velocidade de propagação do vírus e reduzir o número de hospitalizações.
 
 
“Enquanto estamos no processo de vacinação, é importante seguir à risca os procedimentos obrigatórios, ainda mais agora, que temos novas variantes do vírus em circulação”, alerta ela.
 
Uso de máscaras é indispensável para tentar controlar a transmissão do vírusUso de máscaras é indispensável para tentar controlar a transmissão do vírus
 
 
Mesmo após a vacinação, cuidados pessoais são necessários para evitar a disseminação do vírus. Além do uso de máscaras, álcool 70% e distanciamento social, é importante manter o ambiente bem ventilado e higienizado, além de não promover aglomeração.
 
Nos casos de suspeita de infecção, o isolamento domiciliar e a identificação de outras pessoas que tiveram contato são necessários para evitar uma disseminação maior.
 
As recomendações incluem, ainda, ficar atento aos locais onde houver contato com superfícies. “Isto ajuda a aumentar a proteção contra uma possível infecção. Mesa, maçaneta, carrinho de compras e caixa eletrônico são locais onde a atenção deve ser redobrada. O mesmo vale para ingestão de alimentos: é importante higienizar o alimento e as mãos antes do consumo”, disse a especialista.
 
VACINA
 
Na capital, mais de 54 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19, sendo mais de 43 mil com a primeira dose e mais de 10 mil com a segunda. As vacinas são aplicadas conforme o envio de novas doses e orientação técnica pelo Ministério da Saúde.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS