O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Força Aérea Brasileira (FAB) transferiu na noite da última quinta-feira (25), mais 18 pacientes (13 homens e cinco mulheres) com Covid-19 para Manaus, no Amazonas.
O embarque na aeronave da FAB aconteceu no hangar da Base Aérea de Porto Velho. Os pacientes, com quadro clínico moderado, foram levados para o Hospital de Emergência, Delphyna Aziz, referência no tratamento de Covid-19.
Uma equipe médica acompanhou o transporte aéreo e os pacientes até a capital amazonense. O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Irgo Mendonça, disse que o trabalho de remoção de pacientes acontece exclusivamente por meio de um pedido do Governo de Rondônia ao Ministério da Saúde.
“Com o pedido, foi elaborado um documento ao Ministério juntamente com a FAB, responsável por preparar toda a logística. Nesse caso, os pacientes transferidos para tratamento em Manaus estão sendo acompanhados com a equipe de saúde amazonense, o que dispensou o deslocamento de profissionais da Saúde de Rondônia”, explicou.