O Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), firmou parceria com a Associação Anjos do Bem, de Sorocaba (SP) para ter acesso ao aplicativo “Sangue Amigo” para aproximar ainda mais o doador voluntário do banco de sangue do Estado, com o objetivo de salvar vidas, por intermédio da conexão entre doadores e hemocentros, fazendo com que a população tenha à disposição mais uma ferramenta visando realizar agendamento para doação e ser informada das ações desenvolvidas pela Fhemeron.
O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Cidades Inteligentes de Sorocaba (SP) em parceria com a Associação Anjos do Bem, entrou em funcionamento em Rondônia desde segunda-feira (16) e está disponível para todos os hemocentros do Estado. De acordo com a médica hematologista, Ana Carolina Gonzaga de Melo, responsável técnica do hemocentro de Porto Velho, já tem doador inscrito por meio da nova ferramenta.
O aplicativo “Sangue Amigo”, que pode ser instalado pelo celular, traz informações sobre agendamento online para doação, campanhas de tipagens sanguíneas, lembrete para quem já é doador registrado, aviso sobre alerta de necessidade de sangue e a localização de postos de atendimentos dos hemocentros de Rondônia.
Ao se cadastrar no aplicativo o doador tem prioridade no atendimento, sem a necessidade de enfrentar filas e ser informado sobre campanhas e doações de emergência. Para ter acesso basta baixar na loja de aplicativos e se cadastrar informando nome, CPF, data de nascimento, tipo sanguíneo (caso souber) e um contato telefônico.
“A princípio continuamos com a nossa lista de doadores até que todos migrem para o novo sistema. Mas com o aplicativo conseguimos otimizar o atendimento e alertar doadores mais facilmente sobre às necessidades dos bancos de sangue do Estado”, explica a médica hematologista.
Além do acesso ao banco de sangue na palma da mão, em um futuro próximo, o aplicativo vai trazer a carteira digital de doador. A novidade está em fase de testes e pode estar disponível já no mês de abril.
O acesso ao aplicativo é individual, por isso, no caso de doações em grupo, o agendamento continua sendo feito via telefone para organizar o fluxo de captação de sangue.
REQUISITOS NECESSÁRIOS AO DOADOR DE SANGUE:
estar em boas condições de saúde;
ter entre 18 e 69 anos de idade;
adolescente de 16 e 17 anos poderá doar acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
ter peso acima de 50 kg;
estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses)Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS:
estar gripado ou com febre;
grávida ou amamentando;
em tratamento médico;
ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
tatuagem feita há menos de um ano;
tratamento de acupuntura nos últimos 12 meses;
endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
ter recebido transfusão de sangue e seus derivados há menos de 1 (um) ano;
pessoas que contraíram Covid-19, é possível doar após 30 dias da cura;
malária nos últimos 12 meses.
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS:
ter tido Doença de Chagas;
hepatite após os 11 anos de idade;
exposição à situação ou comportamento que levem a risco, acrescido para infecções sexualmente transmissíveis.
É obrigatório apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
A Fhemeron de Porto Velho funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h15 às 18 horas e aos sábados, até às 12 horas. Está localizada na Avenida Jorge Teixeira, 3766, bairro Industrial. As demais unidades regionais estão nas seguintes localidades:
Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes – Rua: Cassiterita, nº 3613 – Centro- Telefone: (69) 3535-2659
Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná – Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro – Telefone: (69) 3421-1615
Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim – Av. XV de Novembro, nº 1299 – Centro – Telefone: (69) 3541-6073
Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura – Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal -Telefone (69) 3442-1328
Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal – Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito – Ao lado do Hospital Regional – Telefone: (69) 3441-0823
Hemocentro Regional de Vilhena – Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena – Telefone: (69) 3322-2400