PATRULHA COVID-19: Decreto fortalece ações com medidas contra a proliferação do vírus

O trabalho conta com a colaboração de órgãos de fiscalização do Governo do Estado e do município de Porto Velho

PATRULHA COVID-19: Decreto fortalece ações com medidas contra a proliferação do vírus

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O novo Decreto nº 25.853, de 2 de março de 2021, publicado pelo Governo de Rondônia institui o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo coronavírus e, consequentemente, tem reforçado as estratégias de fiscalizações a exemplo da “Patrulha Covid-19”, iniciada em dezembro de 2020, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militares.
 
Até a última quinta-feira (4) foram realizadas 27 operações da Patrulha. O trabalho conta com a colaboração de órgãos de fiscalização do Governo do Estado e do município de Porto Velho. As ações desenvolvidas pela “Patrulha Covid-19” vão ao encontro do que define o artigo 19 do novo decreto estabelecendo que o trabalho dos fiscais envolvidos no policiamento deve ser executado de forma enérgica, a fim de corroborar com a ruptura do ciclo de contaminação do coronavírus. As atribuições de cada instituição envolvida na patrulha são:
 
POLÍCIA MILITAR
 
É dever da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) a responsabilidade de orientar, fiscalizar e desfazer/dispersar aglomerações de pessoas, sendo permitido inclusive o uso da força necessária e proporcional para o cumprimento do decreto.
 
BOMBEIRO MILITAR 
 
Treinados para identificar a quantidade de pessoas que ocupam o mesmo espaço. O órgão militar fica sob encargo da fiscalização de estabelecimentos comerciais, conquanto a sua ocupação interna máxima autorizada; cabendo a interdição de clubes e congêneres caso haja descumprimento do decreto.
 
PROCON
 
O Programa de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), atua pela preservação dos direitos do consumidor, além de fortalecer a execução dos trabalhos em campo.
 
AGERO
 
Quanto a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero), procede no âmbito de sua competência, para fiscalização dos transportes de passageiros; 
 
ÓRGÃOS MUNICIPAIS
 
Os órgãos municipais responsáveis deverão fiscalizar o cumprimento das proibições e determinações, inclusive atuando na aplicação de multa e demais penalidades cabíveis, conforme legislação.
 
MULTAS
 
Fica claro ainda no decreto a possibilidade de medidas mais enérgicas quanto ao descumprimento das recomendações sanitárias para o combate à Covid-19, as quais são passíveis de penalidades dispostas na lei n° 4.788, de 4 de junho de 2020 e no decreto n° 25.130, de 10 de junho de 2020. O decreto estabelece a adoção de medidas administrativas contra quem descumpri-lo como a apreensão, interdição e cassação de alvará.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS