SEGURANÇA PÚBLICA: Governo de RO capacita profissionais contra o crime organizado nas fronteiras

“Os profissionais saíram com uma gama de conhecimento técnico e jurídico para atuarem, da melhor maneira possível"

SEGURANÇA PÚBLICA: Governo de RO capacita profissionais contra o crime organizado nas fronteiras

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem investido no aperfeiçoamento e capacitação de seus servidores para combater os crimes transfronteiriços com mais eficiência, em defesa da Segurança da população rondoniense. No último curso realizado, mais de 200 agentes de Segurança Pública passaram por treinamento e agora são especialistas em Segurança Multidimensional na região de fronteira.
 
Realizado de forma remota pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, em parceria com representantes da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, o curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras é específico para policiais que atuam na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, região conhecida como foco de atuação do crime organizado e no Uruguai. O curso beneficiou, 234 agentes de Segurança Pública de Rondônia, entre delegados, oficiais da Polícia Militar (PM), peritos, policiais civis e militares.
 
A promoção da capacitação para os agentes que atuam nas fronteiras e divisas do país, ocorreu por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que assinou um acordo de Cooperação Técnica com a Universidade de São Paulo (USP) e foi desenvolvida com o uso da plataforma “moodle” da USP.
 
 
De acordo com o secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, o propósito do curso é padronizar o modo de atuação entre as instituições que lidam coibindo o comércio de produtos falsificados e contrabandeados na fronteira, para um melhor enfrentamento às organizações criminosas, inclusive narcotraficantes. “Os profissionais saíram com uma gama de conhecimento técnico e jurídico para atuarem, da melhor maneira possível, no enfrentamento das organizações criminosas que atuam nas regiões de fronteira do país. Os agentes de Segurança Pública de Rondônia receberam todo apoio necessário para o bom desenvolvimento do curso”, observou.
 
A Sesdec disponibilizou ainda, todo o suporte da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária para atender as dúvidas e demandas oriundas do curso. O sargento PM Radilson Reis da Silva, que esteve à frente do suporte e da coordenação, afirmou ser uma experiência de suma importância, uma vez que irá agregar na atuação dos profissionais na proteção das fronteiras e divisas do Estado. “Foi uma grande satisfação poder contribuir com mais de 200 agentes de segurança pública e parabenizo a todos os formandos pela dedicação nesses quase três meses de curso”, declarou o sargento.
 
Os profissionais, que atuam diretamente no Batalhão de Fronteira, já estão aplicando em seu dia-a-dia, o aprendizado absorvido no curso. Essa é mais uma iniciativa do Governo de Rondônia na busca, de forma estratégica, de ações que promovam a Segurança do Estado, combatendo o crime organizado e valorizando os profissionais de área.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS