APÓS DIVERGÊNCIAS: Governo e prefeitura utilizarão mesmo sistema para registro de óbitos de covid

O compromisso foi acertado nesta sexta-feira (12) em reunião por videoconferência, solicitada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e envolveu as equipes técnicas de saúde do Município e do Poder Executivo.

APÓS DIVERGÊNCIAS: Governo e prefeitura utilizarão mesmo sistema para registro de óbitos de covid

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As informações sobre o registro de óbitos diários da Covid-19 em Porto Velho vão passar a ter conformidade nas plataformas do Estado e Município a partir da próxima segunda-feira (15). O compromisso foi acertado nesta sexta-feira (12) em reunião por videoconferência, solicitada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e envolveu as equipes técnicas de saúde do Município e do Poder Executivo.
 
A prefeitura de Porto Velho, que havia adotado o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) como o principal para registro de óbitos vai fazer também notificações na plataforma do e-SUS utilizado pelos demais municípios rondonienses, Estado e pelo Ministério da Saúde. Gradativamente os casos de óbitos já registrados no SIM serão lançados também no e-SUS. Desta forma, até que haja a conclusão da sincronia dos dados, o que está planejado para segunda-feira, essas notificações conforme forem sendo inclusas no e-SUS estarão sendo divulgados no Boletim Covid-19 do Governo de Rondônia, juntamente com novos casos de óbitos.
 
De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, os Municípios devem fazer a notificação de todos os casos primários no e-SUS, o que inclui casos suspeitos e confirmados da doença, que permite a gestão municipal fazer o monitoramento da situação epidemiológica dos casos, ou seja, se evoluiu para cura ou óbito. O secretário da Saúde, Fernando Máximo, destacou a importância do alinhamento entre Município e Estado, pois os dados referentes a Covid-19 são essenciais para adoção de decisões para garantir assistência hospitalar à população nesta pandemia.
 
“Essa parceria com o Município é importante para que haja a organização dos dados no e-SUS’’, destacou o secretário
 
Conforme o coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Kerry Alisson Souza, o Estado está à disposição para nortear os municípios quanto ao registro de casos da Covid-19, inclusive, diariamente é feito um levantamento de casos em defasagem e os mesmos são informados aos municípios. ‘‘Os dados no e-SUS não podem ficar aquém, em fortalecimento de outros sistemas. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, o SIM não é o melhor sistema para publicitar óbitos. O e-SUS fornece dados mais céleres até o momento, e os casos de pacientes hospitalizados estão no e-SUS’’, esclarece Kerry.
 
O registro de casos da Covid-19, incluindo de óbitos, nas plataformas de registros nacionais como e-SUS, é de responsabilidade das prefeituras. A secretária adjunta da Saúde de Porto Velho, Marilene Penatti, reforçou a relevância de seguir o protocolo do Ministério da Saúde. ”É importante igualar os dados”.
 
O alinhamento entre Município e Estado colocará fim às divergências de informações de registro de óbitos em relação aos que ocorrem em Porto Velho.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS