ESPAÇO ABERTO: Mendigos e usuários de drogas obrigam banco a 'fechar' na capital

Confira a coluna de Cícero Moura

ESPAÇO ABERTO: Mendigos e usuários de drogas obrigam banco a 'fechar' na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

BRADESCO
 
A agência do banco Bradesco da avenida Carlos Gomes com Jorge Teixeira, junto à rodoviária, está fechando mais cedo. O local que antes ficava aberto até 23h agora é trancafiado às 18h.
 
BRADESCO 2
 
Tudo bem que o serviço era meia boca pois metade dos caixas eletrônicos existentes no local nunca tinha dinheiro ou então estava fora de operação. Agora, nem isso tem. 
 
BRADESCO 3
 
Com a inoperância do serviço público que não consegue achar uma solução para o amontoado de indigentes, mendigos e usuários de drogas que habitam por ali, o banco decidiu fechar toda agência às 18h e ponto final.
 
BRADESCO 4
 
O resultado disso é exatamente o que o cidadão já conhece. Como a cambada de incompetente que domina à gestão pública se faz de cega, surda e muda, o usuário, como sempre, sofre as consequências. 
 
BRADESCO 5
 
Ainda sobre a dita agência, são fortes os boatos de que ela irá fechar definitivamente. Os clientes do local seriam transferidos para a agência da Pinheiro Machado. Na verdade, ocorrendo isso o banco se livra de uma vez do problema com a vadiagem.
 
BRADESCO 6
 
Em 2019 eu cheguei a escrever sobre clientes que chegavam no local cedo da manhã e encontravam urina e fezes pelo chão. A gerente, na época, me disse
que já tinha perdido a conta de quantas vezes pediu ajuda da prefeitura.
 
BRADESCO 7
 
Como não houve solução, a gerente “adotou” um dos indigentes que passou a cuidar para que ninguém fizesse as necessidades fisiológicas no banco. Em troca, a gerente dava café e pão para o dito cujo que também dormia local.
 
HIPOCRISIA
 
Para evitar que algum falso moralista venha criticar a atitude da gerente, é importante dizer que essa foi a única alternativa que ela conseguiu para manter o local, pelo menos, sem dejetos espalhados pelo chão.  
 
APOSTA
 
Este ano se formam as primeiras turmas do Novo Ensino Médio (NEM) implantado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 2019 nas unidades de Rondônia iniciando com quatro turmas, sendo o estado que mais apostou neste projeto.
 
MAIS ESTUDANTES
 
Rondônia entrou com o número maior de alunos em comparação aos demais estados, que começaram com 40 alunos. Aqui foram 160, ou seja, quatro vezes mais alunos.
 
BOA ACEITAÇÃO
 
O projeto deu tão certo que agora em janeiro de 2021 entraram três novas turmas, com o início do ano letivo.
 
AVALIAÇÃO
 
O SENAI de Rondônia foi avaliado pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), como um dos melhores em termos de qualidade de ensino profissionalizante, obtendo nota 8,6, ou seja, 10,25% acima da média nacional.
 
AVALIAÇÃO 2
 
Além de avaliar o aprendizado, o SAEP serve de parâmetro para qualificar a gestão, infraestrutura e capacidade técnica e pedagógica das escolas técnicas. Em
Rondônia participaram alunos de todas as unidades do estado. 
 
PREFERÊNCIA
 
O curso de Eletrotécnica foi escolhido para as primeiras turmas após pesquisa de avaliação de demanda nacional junto a profissionais das indústrias dos diferentes segmentos.
 
EXIGÊNCIA
 
A partir da implantação do NEM, pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) através dos seus braços operacionais SESI e SENAI, surgiram novas necessidades, como por exemplo, que o professor esteja mais alinhado e mais atento à aplicação do que ensina em sala.
 
QUALIDADE
 
Segundo o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o Novo Ensino Médio mudou a proposta pedagógica de SESI e SENAI agregando valor para educação básica e educação profissional.
 
APERFEIÇOAMENTO
 
Jair esclarece que houve mudanças substanciais quanto as opções de itinerários e a proposta pedagógica para essa estrutura de ensino que prioriza no lugar das antigas provas teóricas um novo conjunto de avaliações posicionando o aluno como protagonista do aprendizado.
 
CALENDÁRIO
 
Ao todo, são três mil horas para todo o ensino médio, que começa com maior ênfase nos conteúdos gerais e, gradualmente, aumenta-se o número de horas-aula para a formação técnica e profissional.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS