O Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), disse em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (23), que a saúde pública da capital está em colapso, devido ao aumento no número de casos de covid-19.
Segundo Hildon, se alguém precisar de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não conseguirá, pois não há mais nenhum disponível.
O prefeito afirmou ainda que a capital está próxima de viver o mesmo drama de Manaus (AM), que nos últimos dias teve seu sistema de saúde colapsado, com falta de leitos, oxigênio, profissionais de saúde e muitas pessoas infectadas com coronavírus.
No início da semana, a capital recebeu mais de 18 mil doses da vacina contra covid-19, a CoronaVac, mas só vai imunizar 9.360 pessoas, já que são necessárias duas doses por indivíduo.
Esse primeiro lote começou a vacinar os profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento a covid-19. 1.200 servidores já foram imunizados.
Desde o início de janeiro, 82 pessoas já perderam a vida pela covid-19.
Nas últimas 24 horas, segundo o Boletim Diário do Governo do Estado, Porto Velho registrou oito mortes devido a contaminação pelo coronavírus. A capital tem 46.892 casos registrados e mais de mil mortes, desde o início da pandemia.